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Trilha de Conhecimento

Governança de TI: Conceitos Básicos

Duração 44h

Cursos 3

Em poucas palavras, a Governança de TI é a área da Governança Corporativa que trata do gerenciamento de recursos de Tecnologia da Informação (TI). Sua principal finalidade é definir estruturas e processos administrativos que possibilitem que a TI seja usada em prol dos objetivos e dos negócios das empresas.

Neste contexto, esta Trilha de Conhecimento foi elaborada com a intenção de favorecer a compreensão dos principais conceitos e frameworks (ITIL e COBIT 4.1) de Governança de TI utilizados atualmente.

Precisando ampliar seus conhecimentos sobre o gerenciamento estratégico de TI? Então essa é a Trilha de Conhecimento ideal!

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    Fundamentos de Governança de TI

    A Governança de TI é parte integrante da chamada “Governança Corporativa” e consiste em estruturas e processos administrativos responsáveis por assegurar que os recursos de TI disponíveis sejam usados de forma a sustentar e expandir os objetivos e os negócios das empresas. Na prática, isso significa que a Governança de TI envolve todas as questões relacionadas à tecnologia em uma organização, daí a sua importância. Neste curso, você compreenderá os fundamentos básicos da Governança de TI, com destaque para conceitos como planejamento estratégico de TI, medição de desempenho, plano de contingência e gerenciamento de riscos de TI.

    Duração 12h

    Nível Iniciante

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    Fundamentos de Governança de TI

    Fundamentos de ITIL

    No Século 21, a Tecnologia da Informação (TI) deixou de ser considerada apenas como uma área técnica e foi incorporada por muitas empresas como ferramenta estratégica do negócio. Esse cenário fez surgir diversos frameworks (modelos) de processos e melhores práticas, entre os quais se destaca o Information Technology Infrastructure Library (ITIL), criado para o governo britânico como uma estrutura independente que tem como objetivo ajustar pessoas, processos e a própria tecnologia para aumentar a eficiência da gestão dos serviços de TI. Dividido em cinco capítulos, este curso apresenta os conceitos básicos da gestão de serviços da TI e os principais processos descritos na biblioteca ITIL, estrutura de gerenciamento de serviços de TI mais adotada mundialmente na atualidade.

    Duração 16h

    Nível Iniciante

    Favoritar
    Fundamentos de ITIL

    Fundamentos de COBIT® 4.1

    COBIT® é uma sigla que corresponde a seguinte expressão em inglês: Control Objectives for Information and Related Technology. Essa composição de palavras pode ser traduzida como “Objetivos de Controle para a Informação e Tecnologia”. Na prática, o COBIT® é um guia de gerenciamento de TI que indica e descreve boas práticas voltadas à gestão de TI. O modelo COBIT® se diferencia por sua proposta de organização do uso dos recursos de TI, em função dos objetivos de negócio de empresas/instituições. Isso significa que a Governança em TI pode ser implementada por meio dele. Neste curso você conhecerá os fundamentos da versão 4.1 do COBIT®, e será apresentado a todos os domínios e os processos que a compõe.

    Duração 16h

    Nível Iniciante

    Favoritar
    Fundamentos de COBIT® 4.1

Pré-requisitos

Não há pré-requisitos.

Prazo

Você terá 60 dias para concluir cada curso