Fundação Bradesco Escola Virtual

Parcerias

De acordo com a Associação Brasileira de Educação à Distância (ABED), o número de matrículas em cursos na modalidade EaD vem crescendo nos últimos anos, em especial na categoria de cursos livres.

A Escola Virtual, percebendo este movimento, procurou diversificar seu catálogo de cursos, realizando parcerias com grandes empresas de tecnologia e provedores de conteúdo, para levar educação de qualidade a todos os cantos do Brasil.


Confira alguns de nossos parceiros/apoiadores

IBM – Open P-TECH

Clique para expandir

O que é a parceria?

Os cursos gratuitos da plataforma Open P-TECH da IBM são oferecidos na Escola Virtual por meio de uma parceria entre a Fundação Bradesco – Escola Virtual e a IBM, empresa referência mundial no setor de tecnologia e inovação, que também é detentora da plataforma de ensino Open P-TECH.


O que é a Open P-TECH?

A Open P-TECH é uma plataforma de cursos introdutórios em tecnologia e metodologia. Ela faz parte do programa chamado P-TECH, iniciativa pioneira de reforma educacional criada pela IBM, para preparar os jovens com as habilidades acadêmicas, técnicas e profissionais necessárias para o mercado de trabalho do século XXI.

Para acessar, não é necessário ter pré-requisitos. O usuário terá oportunidade de emitir micro certificados digitais que são reconhecidos pelo mercado e ainda compartilhar em suas redes sociais.


Cursos disponíveis

Os cursos disponibilizados na Open P-TECH abordam as principais tecnologias, metodologias e tendências do mercado global: inteligência artificial, blockchain, segurança cibernética, computação em nuvem, ciência de dados, design thinking além de cursos sobre habilidades profissionais necessárias.

Todos os cursos são de nível introdutório, autoinstrucionais e voltados aos alunos do Ensino Médio.

Na tabela abaixo, é possível conhecer um pouco mais sobre os principais conteúdos, suas respectivas cargas horárias e quando o conteúdo é disponibilizado na língua inglesa.


TRILHA E DESCRIÇÃO CONTEÚDO CARGA HORÁRIA
Inteligência Artificial
Apresenta o mundo da inteligência artificial, conhecida como IA, com atividades que mostram os elementos fundamentais da tecnologia até as implicações éticas do desenvolvimento para IA.
  • O que é Inteligência Artificial?
  • Inteligência artificial na prática
  • Construindo um chatbot (em inglês)*
5h
Blockchain
Apresenta o básico sobre tecnologias de blockchain, incluindo uma explicação sobre o funcionamento da criptomoeda e como a IBM está usando tecnologias de blockchain para melhorar a segurança dos dados.
  • O que é blockchain?
  • Como o blockchain é usado?
  • Bond of trust (em inglês)
  • Blockchain Essentials (em inglês)*
4h30
Cloud Computing (Computação em nuvem)
O curso desvenda o mistério por trás dessa biblioteca em nuvem, contendo explicações básicas dos termos e modelos de cloud computing.
  • O que é Cloud Computing (computação em nuvem)?
  • Como usar Cloud Computing?
1h10
Fundamentos de cibersegurança (Segurança Cibernética) **
Este curso fornecerá uma introdução à segurança cibernética. Do ponto de vista ofensivo, você aprenderá sobre atacantes cibernéticos, suas táticas, engenharia social e estudos de caso de alto perfil. Do ponto de vista da defesa, você aprenderá sobre abordagens comuns que as organizações tomam para prevenir, detectar e responder a ataques cibernéticos. Você também aprenderá sobre oportunidades de carreira neste campo emocionante e em crescimento.
  • O que é cibersegurança?
  • Como cibersegurança é usada?
  • IBM e cibersegurança
  • Cibersegurança na defensiva
  • Cibersegurança na ofensiva
  • Carreira em cibersegurança
8h30
Ciência de dados
O conteúdo apresenta o que é a ciência de dados e como ela é usada em diferentes segmentos de mercado, como as indústrias da música e da televisão por streaming.
  • O que é ciência de dados?
  • Técnicas para gerenciar, compartilhar e trabalhar com dados
  • Ciência de dados no mundo real
  • Introduction to Data Science (em inglês)*
4h14
Design thinking
Esse curso apresenta os princípios e práticas de Design thinking, que é um modelo usado por empresas e startups para fazer todo tipo de coisa: colaborar, alinhar equipes, resolver problemas reais, melhorar a experiência do usuário e responder com rapidez.
  • O que é design thinking?
  • Como se utiliza o design thinking?
  • IBM e design thinking
  • Enterprise Design thinking (em inglês)*
4h05
Habilidades profissionais **
Curso que ajuda o aluno a compreender quais são as habilidades necessárias para passar do ambiente acadêmico para o profissional de forma bem-sucedida.
  • Apresente com Propósito
  • Colaboração Efetiva
  • Habilidades Interpessoais
  • Qualidade e Agilidade na Apresentação do Trabalho
  • Resolvendo Problemas com Pensamento Crítico e Criativo
8h20

* Cursos que possuem certificado digital.

** Ao concluir a trilhar completa, o aluno também recebe o certificado digital.


Há também uma trilha voltada aos professores. Trata-se de uma seleção de conteúdos e recursos voltados para professores e alinhados ao conteúdo da plataforma.


Como realizar o cadastro para fazer esses cursos?

Para se cadastrar é muito simples!

Quando você estiver na plataforma da OPEN P-TECH siga os passos abaixo:


1- Selecione o idioma de preferência no canto superior direito.

2- O cadastro pede algumas informações sobre vida escolar, tais como série e escola. Caso não estude, coloque sempre a opção outro, na opção série, por exemplo.

3- Ao fim do cadastro, você receberá uma mensagem no e-mail cadastrado confirmando o registro e pedindo para que crie seu login e senha. Uma nova tela se abrirá pelo botão presente neste e-mail.


Observações:

Se você usou um Google G-mail, você só precisa acessar com o e-mail e a senha que usa normalmente em sua conta! Selecione o botão vermelho com o nome Google e faça o seu login.

O mesmo pode ser feito se você tem um e-mail atrelado ao Linkedin, selecionando o botão azul, com o nome Linkedin.

Em caso de usar um @hotmail, @outlook, @icloud, ou qualquer outro domínio de e-mail, você deve criar uma conta gratuita do IBM ID, usando o e-mail que se cadastrou na plataforma e uma senha de sua preferência.

Para criar essa conta, você deve clicar no botão cinza presente nesta mesma tela, mais abaixo, nomeado Inscreva-se com a IBM. Crie sua IBM ID.

A partir de agora você já pode fazer todos os cursos da OPEN P-TECH!

Salve esse link aqui (https://www.ptech.org/open-p-tech/) para ter fácil acesso ao login!


Como fazer a matrícula nos cursos?

Para iniciar seus estudos em um desses cursos, você deve acessar a plataforma da Open P-TECH, da IBM, clicando no botão abaixo.


Importante

A Escola Virtual não se responsabiliza pela sua navegação nesta outra plataforma.


Quero me cadastrar na plataforma Open P-TECH

Salesforce

Clique para expandir

O que é a parceria?

Os cursos gratuitos do Trailhead da Salesforce são oferecidos na Escola Virtual por meio de uma parceria entre a Fundação Bradesco – Escola Virtual e a Salesforce, empresa proprietária da plataforma Customer Relationship Management (CRM), em português, Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, que é referência mundial na área de gestão e relacionamento com clientes.

Essa parceria empolgante tem por objetivo capacitar profissionais e desenvolver novos talentos com foco principal nas habilidades profissionais de maior demanda no mercado brasileiro.

Os cursos abrangem o desenvolvimento de habilidades em CRM, marketing digital, e-commerce e envolvem o conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente.


Como funciona?

Alunos da Escola Virtual interessados em realizar esses cursos, devem acessar diretamente o site da Salesforce, clicando no botão disponível ao final desta página.

Os alunos serão redirecionados para a plataforma Trailhead, da Salesforce. Será necessário preencher um cadastro simples para realizar os cursos de interesse.


Sobre os cursos disponíveis

Uma vez cadastrado na plataforma Trailhead, o usuário terá mais de 90 (noventa) horas de conteúdo introdutório em cursos e trilhas traduzidos para a língua portuguesa.

Os alunos podem iniciar sua jornada de formação por habilidades de interesse ou por meio das trilhas focadas em carreiras, como administrador, desenvolvedor, gerente de vendas, gerente de marketing, arquiteto técnico, analista comercial, entre outros.

Todas as trilhas de aprendizagem são gratuitas.


Os cursos possuem pré-requisitos?

Há uma grande quantidade de conteúdo disponível na plataforma na língua inglesa. Nesse caso, ter fluência em inglês será recomendável, especialmente se o objetivo for realizar provas para obter as certificações.


Sobre Certificado e Certificação

A Salesforce não emite certificado de conclusão ao final de cada curso. Em vez disso, ao completar cada módulo o aluno acumula "badges" (distintivos), que o classificam em um determinado nível de estudo.

Ao conquistar cada "badge" o aluno pode compartilhar essa conquista em seu perfil.

Certificados oficiais são emitidos apenas quando o aluno tira uma certificação que, por sua vez, é paga.

Os cursos preparatórios para certificação são ministrados por um instrutor certificado e oferecidos pela Salesforce University ou um Centro Autorizado de Treinamento. Esses cursos são realizados fora do domínio Trailhead e são pagos.

Uma alternativa para baratear o custo com a certificação é utilizar o conteúdo gratuito disponível na plataforma Trailhead na fase preparatória e pagar apenas para realizar a prova de certificação.


Sobre o Suporte ao Aluno na Plataforma Trailhead

Em caso de dúvidas durante a navegação na plataforma Trailhead, o aluno poderá solicitar o suporte por meio de um chamado, porém, o texto deverá ser escrito em inglês, uma vez que não há uma central de atendimento em língua portuguesa.


Importante

A Escola Virtual não se responsabiliza pela sua navegação nesta outra plataforma e nem pela eventual cobrança de valores.


Quero ir para a plataforma Trailhead, da Salesforce