Acesso

Chatbot

Construa sua carreira
com o passo a passo das trilhas.

21 trilhas disponíveis

Filtrar

Administração no Século 21

No século 21, a Administração de Empresas tornou-se uma área de conhecimento ainda mais abrangente, dinâmica, diversificada e complexa, que exige estudo e atualização contínua. Administração Científica, Teorias Administrativas, Ciclo de Vida dos Projetos, Partes Interessadas, Competências Empreendedoras, Plano de Negócios, Responsabilidade Social Empresarial, Ecoeficiência e Desenvolvimento Sustentável. Esta Trilha de Conhecimento foi cuidadosamente elaborada para introduzir esses e outros conceitos cuja incorporação pela administração ocorreu nas últimas décadas, mas que já são amplamente utilizados e consolidados no contexto atual. Se você atua ou pretende atuar na área de administração de empresas, esta Trilha de Conhecimento contribuirá para aumentar a sua empregabilidade!

Cursos 5

Duração 62h

Favoritar
Administração no Século 21

Aprendizagem Criativa para Educadores

Nesta Trilha de Conhecimento reunimos quatro cursos excelentes, disponíveis em nosso catálogo, que vão ajudar os educadores a transformarem suas aulas em processos criativos de ensino e aprendizagem, que sejam mais relevantes para os alunos! A aprendizagem criativa é uma abordagem pedagógica que busca desenvolver conexões pessoais na qual o professor cria um ambiente propício ao estímulo da criatividade, da imaginação e da colaboração, buscando, assim, despertar os interesses dos alunos. E é muito importante despertar o interesse dos estudantes desde a infância, não é mesmo? O pensamento computacional, por exemplo, é uma estratégia que permite resolver problemas, de forma eficiente, criando soluções para problemas variados. Ele não precisa estar, necessariamente, associado ao ensino da programação de computadores e pode ser desenvolvido desde as séries iniciais, como as demais disciplinas. Esta Trilha de Conhecimento ainda inclui outros dois cursos muito interessantes, relacionados à Linguagem de Programação Scratch. Na computação, "scratch" refere-se a pedaços reutilizáveis de softwares, que podem ser facilmente combinados e compartilhados. E quando os educadores começam a utilizar o Scratch com seus alunos, vão constatar que, para programar, basta arrastar os blocos e encaixá-los, de acordo com o que se deseja que o programa realize. Existem outras possibilidades de uso com as extensões do ambiente de programação Scratch, que permitem criações fantásticas em diversos projetos. São soluções criativas e acessíveis, por incluir o uso de materiais e placas de prototipagem de baixo custo e que podem ser conectadas a uma variedade de objetos, criando um grande potencial de engajamento dos estudantes. Além de abordar conceitualmente todos esses tópicos, no decorrer desses quatro cursos, vamos entender como eles podem ser desenvolvidos nas atividades escolares.

Cursos 4

Duração 24h

Favoritar
Aprendizagem Criativa para Educadores

Aprimoramento Profissional

Investir em seu aprimoramento profissional é uma das principais formas de se manter atualizado para o mercado de trabalho! Esta Trilha de Conhecimento foi elaborada para ajudar no desenvolvimento de habilidades que poderão ser utilizadas tanto por quem já está inserido no mercado profissional, quanto para quem está em busca de oportunidades. Ao seguir nossa trilha, você verá dicas práticas para compreender como a postura profissional adequada pode ser um importante fator de diferenciação no ambiente corporativo. Você poderá criar e realizar uma manutenção de sua imagem profissional com as melhores práticas para uma boa convivência no ambiente de trabalho. E as dicas não param por aí! Você também conhecerá técnicas para lidar com a percepção do público, clientes problemáticos e eventuais situações complicadas que podem ocorrer durante um atendimento.

Cursos 5

Duração 48h

Favoritar
Aprimoramento Profissional

Aprimorando suas Apresentações

Nesta Trilha você encontrará informações importantes para aprimorar seus conhecimentos sobre o PowerPoint, design gráfico e sobre o uso correto da língua portuguesa! Esses três pilares farão com que suas apresentações sejam elevadas a outro patamar! Você pode criar, editar e gerenciar apresentações trabalhando com elementos gráficos, como imagens de arquivo, imagens do clip-art, formas e ferramentas. Você aprenderá, de forma simples, a aplicar efeitos de animação e transição de slides, SmartArt, Álbum de Fotografias, tabelas, planilhas, entre outros recursos. Nesta Trilha, você também será apresentado(a) aos conceitos fundamentais do design gráfico, como composição, produção, tratamento de imagens, teoria das cores e tipografia. Por fim, você verá que não basta dominar as ferramentas de design e criação de slides se você não utiliza corretamente a língua portuguesa. O uso correto da língua portuguesa pode fazer toda a diferença em sua vida pessoal e profissional! Esta Trilha poderá ajudá-lo(a) a compreender pontos gramaticais essenciais para escrever corretamente, com informações básicas para você redigir um texto com objetividade, clareza e concisão.

Cursos 4

Duração 62h

Favoritar
Aprimorando suas Apresentações

Banco de Dados

Um banco de dados é uma coleção organizada de informações estruturadas, normalmente armazenadas eletronicamente em um sistema de computador. E por falar em informação, todos sabemos que ela tem um peso essencial hoje em dia, pois auxilia pessoas e empresas na tomada de decisões. Nesta trilha, você verá que a modelagem de dados é um assunto muito relevante, pois o armazenamento e a administração de dados (informações) tornaram-se essenciais com a evolução tecnológica ocorrida nos últimos anos. Você conhecerá algumas terminologias que são aplicadas na parte da implementação de um banco de dados e o passo a passo necessário para sua implementação e verá uma introdução de como administrar um banco de dados e, desta forma, conseguir realizar um bom gerenciamento das atividades inerentes a essa função.

Cursos 3

Duração 38h

Favoritar
Banco de Dados

Comunicação Escrita e Oral

Falar e escrever de forma correta e apropriada aos diferentes contextos é uma habilidade importante, já que é por meio da comunicação que nos relacionamos com o mundo. Foi pensando nisso que elaboramos estaTrilha de Conhecimento: para aprimorar suas competências tanto na comunicação oral quanto na escrita. A realização dos cursos indicados possibilitará que você estude os aspectos da língua portuguesa que mais causam dúvidas e, também, que aprimore seus conhecimentos sobre a produção escrita por meio do estudo de gêneros como a notícia, carta do leitor e dissertação-argumentativa. Se você deseja falar e escrever melhor, é só seguir estaTrilha de Conhecimento!

Cursos 4

Duração 82h

Favoritar
Comunicação Escrita e Oral
Próxima página
carregando mais trilhas...
Fechar Termos e Condições de Uso da Escola Virtual

APRESENTAÇÃO

A FUNDAÇÃO BRADESCO, entidade beneficente de assistência social, inscrita no CNPJ nº 60.701.521/0001-06, com sede no Município de Osasco – SP, visando propiciar um ambiente virtual gratuito de aprendizagem, criou o portal de e-learning dedicado a oferecer cursos livres a distância, via Internet, denominado “ESCOLA VIRTUAL”.

O ambiente, doravante denominado ESCOLA VIRTUAL, está à disposição de todos que queiram obter formação inicial e continuada em Educação a Distância (EAD), por meio do endereço eletrônico www.ev.org.br.

As condições de uso, às quais cada interessado (doravante denominado ALUNO) terá acesso, estão formalizadas neste Instrumento.

1. DO OBJETO

1.1. O presente Termo de Uso tem por objeto estabelecer as condições de uso do portal ESCOLA VIRTUAL, sem prejuízo das demais condições previstas no próprio ambiente virtual e nas páginas/conteúdo do(s) curso(s) escolhido(s) pelo ALUNO, as quais passam a fazer parte integrante deste Instrumento.

2. SOBRE OS CURSOS

2.1. Os cursos da ESCOLA VIRTUAL são considerados cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). São cursos livres e, portanto, não requerem regulamentação específica ou autorização de órgãos de ensino competentes. Caracterizam-se pela modalidade de educação não formal, destinada a proporcionar ao ALUNO conhecimentos para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

2.2. A ESCOLA VIRTUAL oferece diversos cursos em diferentes áreas de interesse, como:

  • Administração
  • Contabilidade e Finanças
  • Desenvolvimento Pessoal e Profissional
  • Educação
  • Tecnologia

3. DA GRATUIDADE

3.1. Os cursos oferecidos pela ESCOLA VIRTUAL são integralmente gratuitos.

4. DAS CONDIÇÕES BÁSICAS PARA ACESSO, CADASTRO E USO

4.1. Para o ALUNO usufruir dos cursos da ESCOLA VIRTUAL é necessário dispor de um computador com conexão à Internet, cujos requisitos mínimos de recursos e configuração exigidos para a visualização das aulas via Internet são os seguintes:

  • Windows 7 (ou superior)
  • Acesso à Internet
  • Uma conta de e-mail válida
  • Bloqueadores de pop-up desabilitados
  • Plugins do Java e Flash Player instalados e atualizados

4.2. Para acesso aos cursos on-line, o ALUNO deverá realizar o cadastro completo no site (www.ev.org.br), informando dados pessoais e/ou outros exigidos pela ESCOLA VIRTUAL. Uma vez respeitadas as condições deste Termo de Uso, o cadastro terá validade por prazo indeterminado.

4.3. Ao término do cadastro, o aluno já terá o seu login e a respectiva senha de acesso (criada no ato do cadastramento), para ter acesso ao ambiente virtual dos Cursos.

4.4. Escolhido o curso desejado, o ALUNO fará a sua matrícula e terá acesso a todo o conteúdo para estudo.

4.5. O login e a senha permitem, ainda, o acesso ao seu cadastro individual, para eventuais atualizações das informações pessoais, como endereço, telefone, entre outras.

4.6. O tempo de duração no curso começa a ser contabilizado após a matrícula efetuada pelo ALUNO, no ambiente virtual de aprendizagem.

4.7. Finalizado o período de acesso determinado para o curso escolhido, que é de 60 (sessenta) dias, ele expirará automaticamente e ficará indisponível por até 15 (quinze) dias, aproximadamente. Após este período, o ALUNO poderá realizar nova matrícula, caso haja interesse em concluir o referido curso.

5. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS

5.1 A utilização dos dados pessoais fornecidos pelo ALUNO à Fundação Bradesco, ou qualquer outra atividade de tratamento de dados pessoais que ocorra em decorrência do acesso e utilização da Plataforma ESCOLA VIRTUAL, será realizada em observância à privacidade e à proteção de dados pessoais, nos termos da legislação em vigor.

5.2 Quais dados coletamos sobre o usuário?

5.2.1 Ao se cadastrar, o Usuário deverá fornecer as seguintes informações: nome, CPF, e-mail, data de nascimento e telefone celular.

5.2.2 A Escola Virtual também poderá coletar informações de navegação do dispositivo do Usuário e dados de comportamento em ambiente virtual, por meio da utilização de ferramentas como os cookies.

5.2.3 Os cookies são pequenos arquivos de informações que podem ser armazenados no dispositivo de acesso do usuário, quando da navegação na plataforma da ESCOLA VIRTUAL. Estes arquivos permitem comparar e compreender como os Usuários navegam através da nossa página web e, assim, melhorar o processo de navegação.

5.2.4 Para saber mais como a Escola Virtual utiliza cookies, acesse nossa Diretiva de Privacidade da Fundação Bradesco.

5.3 Por que tratamos os dados do usuário?

5.3.1 O tratamento de dados pessoais pela Escola Virtual tem diversas finalidades. Apresentamos, abaixo, de forma não exaustiva, as principais hipóteses em que trataremos as informações pessoais do usuário:

  • Para execução dos serviços ofertados a fim de viabilizar o cadastro do usuário, a matrícula no curso de sua preferência, o acesso ao conteúdo dos cursos, aos materiais, e a emissão do certificado de conclusão do curso.
  • Para permitir o acesso e uso de recursos da própria plataforma, garantindo o desempenho dela, os requisitos de segurança e possibilitando uma melhor experiência do Usuário.
  • Para reconhecimento da origem e do último acesso, bem como para acompanhar o acesso e realização dos cursos on-line e a navegação pelo site da ESCOLA VIRTUAL.
  • Para segurança da plataforma e do Usuário, adotando medidas de segurança e prevenção à fraude, se necessário. Para tanto, qualquer área do portal da ESCOLA VIRTUAL, em que há publicação de informações ou comunicação dos Usuários, poderá ser monitorada, como por exemplo, as salas de bate-papo, sessões de videoconferência, fóruns de discussão, sempre em respeito à sua privacidade e à legislação aplicável.
  • Para envio de informações sobre os cursos da plataforma e novos serviços que possa interessar aos Usuários.

5.3.2 Caso seja necessária à coleta de dados pessoais adicionais, tomaremos o devido cuidado de avisar ao usuário sobre tal ação por meio de aviso ou, quando necessário, coletar o seu consentimento.

5.4 Com quem os Dados Pessoais são compartilhados?

5.4.1 Algumas vezes, para a operacionalização dos cursos oferecidos e disponibilizados pela ESCOLA VIRTUAL, será necessário o compartilhamento de Dados Pessoais. Seguem algumas hipóteses, em que o compartilhamento poderá ocorrer:

  • Com empresas parceiras e fornecedores, no desenvolvimento e prestação de serviços voltados aos alunos, como por exemplo a empresa Cisco, parceira da Fundação Bradesco nos cursos semipresenciais preparatórios para provas de certificação;
  • Com autoridades, entidades governamentais ou outros terceiros, para a proteção dos interesses da ESCOLA VIRTUAL e cumprimento de suas obrigações legais.

5.4.2 Em alguns casos, a depender da operação, os Dados Pessoais poderão ainda ser compartilhados com algumas das empresas parceiras da Organização Bradesco, de modo que serão adotadas todas as medidas, a fim de garantir a proteção aos Dados Pessoais.

5.5 Disposições Gerais

5.5.1 Não manteremos os dados pessoais dos usuários por mais tempo do que o necessário para as finalidades declaradas acima, nem utilizaremos os dados dos usuários para outros fins, exceto nas hipóteses previstas na Diretiva de Privacidade da Fundação Bradesco, e/ou nas hipóteses autorizadas por lei.

5.5.2 O Usuário poderá, a qualquer momento, exercer seus direitos com relação ao tratamento dos seus dados pessoais, conforme orientações dispostas na Diretiva de Privacidade da Fundação Bradesco.

5.5.3 Para mais informações sobre a forma pela qual tratamos os dados pessoais dos Usuários, acesse a Diretiva de Privacidade da Fundação Bradesco ou entre em contato com nosso Encarregado de Proteção de Dados

Nome: Sandro Rogério Lopes Cassajuz

[dpo@fundacao.bradesco]

6. DA APROVAÇÃO/REPROVAÇÃO DO ALUNO NOS CURSOS OFERECIDOS

6.1. O ALUNO deverá navegar por todas as telas do curso, realizar os exercícios propostos (quando houver) e realizar a avaliação final.

6.2. Será considerado aprovado, o ALUNO que obtiver aproveitamento igual ou superior a 70% na avaliação final, a ser realizada diretamente no ambiente virtual de aprendizagem, ao final do curso.

6.3 Caso o ALUNO seja reprovado, poderá realizar o curso novamente, efetuando uma nova matrícula.

7. DO CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DE CURSO

7.1. Para o ALUNO aprovado será disponibilizada, automaticamente, a impressão do Certificado de Conclusão no mesmo ambiente virtual de aprendizagem, por meio do botão “Imprimir Certificado”, o qual se torna visível logo após a aprovação.

7.2. A impressão do certificado é de responsabilidade do ALUNO. A ESCOLA VIRTUAL não envia certificados via Correios.

7.3. Os Certificados de Conclusão não têm prazo de validade e estarão sempre disponíveis para impressão no histórico de cursos realizados pelo ALUNO.

7.4. O Certificado de Conclusão possui assinatura digital de um representante da ESCOLA VIRTUAL. Em regra, não se reconhece firma de assinatura digital. A ESCOLA VIRTUAL não se responsabiliza por reconhecimentos de firma de assinaturas.

7.5. Os certificados emitidos pela ESCOLA VIRTUAL possuem código de autenticidade. Trata-se de código alfanumérico, único e exclusivo, composto por 32 caracteres. Cada certificado emitido possui um código de autenticidade próprio. Na posse deste código, qualquer pessoa ou instituição poderá verificar sua autenticidade.

7.6. Na página inicial da ESCOLA VIRTUAL há uma área denominada “Validação de Certificado”. Basta informar o código impresso no certificado para verificar sua autenticidade.

8. DA INSCRIÇÃO PARA OS CURSOS SEMIPRESENCIAIS DA CISCO

8.1. No rodapé do portal da ESCOLA VIRTUAL há um link denominado “Cursos Preparatórios para a Certificação Cisco”. Neste local, há todas as informações sobre os cursos disponíveis (que são semipresenciais) e a possibilidade de realizar a respectiva inscrição. Por ser semipresencial, o curso requer um processo seletivo que conta com outras etapas.

8.2. Após selecionar o curso desejado, a unidade escolar mais próxima de sua residência (para frequentar as aulas semanais) e o período desejado, o ALUNO deverá aguardar a convocação para matrícula, que poderá ser feita por e-mail ou telefone.

8.3. Para se candidatar a uma vaga nos cursos da Cisco é igualmente obrigatório dispor de login e senha de acesso à ESCOLA VIRTUAL.

9. DA CONFIDENCIALIDADE

9.1. O login e a senha são de uso pessoal e intransferível, sendo vedada a cessão a terceiros, a qualquer título.

9.2. O ALUNO declara estar ciente de que é proibido ceder a terceiros o seu login e senha de acesso. Ocorrendo a hipótese, deverá o ALUNO adotar todas as medidas necessárias para IMPEDIR sua utilização por esses terceiros, sendo, ainda, responsável por quaisquer eventuais encargos decorrentes dessa utilização indevida. Caso a ESCOLA VIRTUAL tome conhecimento do uso do acesso do ALUNO por terceiro, adotará as providências necessárias para bloqueio do acesso ao ambiente virtual de aprendizagem.

10. DAS DECLARAÇÕES E RESPONSABILIDADES

10.1. O ALUNO concorda e declara-se ciente de que a efetivação do cadastro significará integral concordância com os termos e condições deste Instrumento e aos requisitos mínimos de configuração do computador, exigidos para visualização das aulas.

10.2. O ALUNO declara estar ciente de que é proibido veicular mensagens que possam vir a ser consideradas ofensivas, subversivas ou que firam princípios éticos.

10.3. O ALUNO é responsável civil e criminalmente pela veracidade dos dados, declarações, informações e documentos que fornece e pelas consequências que deles advierem.

11. DA SEGURANÇA

11.1. É proibido tentar burlar o sistema de segurança de informação.

11.2. A ESCOLA VIRTUAL, a qualquer momento e sem prévio aviso, reserva-se no direito de bloquear o acesso do ALUNO em caso de violação de qualquer das disposições deste Termo de Uso.

12. DA PROPRIEDADE

12.1. A FUNDAÇÃO BRADESCO poderá alterar, incluir e excluir cursos e cargas horárias disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem, a partir de seu interesse e premissas pedagógicas e sem aviso prévio.

12.2. As marcas, logos e logomarcas registradas da Organização Bradesco e/ou de seus parceiros, disponíveis no portal da ESCOLA VIRTUAL, só podem ser usadas publicamente com autorização do respectivo proprietário.

12.3. O conteúdo da ESCOLA VIRTUAL é protegido por Copyrights nacionais e por leis internacionais de Copyright, sendo vedado copiar, reproduzir, modificar, publicar, transmitir, postar ou distribuir, por qualquer meio ou método, sem a autorização prévia e por escrito da FUNDACÃO BRADESCO. Eventuais permissões nesse sentido constarão da respectiva página.

12.4. A FUNDAÇÃO BRADESCO e seus parceiros não dão nenhum direito implícito ou explícito sobre nenhuma patente, Copyright, marca registrada ou informação de segredo comercial.

12.5. Não é permitido:

  • modificar os materiais ou usá-los comercialmente ou de qualquer forma, em exibições públicas, apresentações, venda ou aluguel;
  • descompilar, fazer engenharia reversa ou desmontar o software;
  • remover qualquer informação sobre Copyright ou exclusividade dos materiais;
  • transferir os materiais para terceiros;
  • fornecer sua senha a terceiros;
  • fazer cópias não autorizadas dos materiais.

12.6. O ALUNO que praticar qualquer ato acima mencionado estará sujeito às penalidades previstas nas Leis 9.609 e 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 e a Lei 12.965, de 23 de abril de 2014, esta última conhecida como o Marco Civil da Internet, que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil.

13. ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

13.1. Os cursos são auto instrucionais, não possuem tutoria e são oferecidos "no estado em que se encontram", sem qualquer garantia expressa ou implícita de qualquer espécie, inclusive em relação à adequação ao assunto principal.

13.2. Em nenhuma hipótese, a FUNDAÇÃO BRADESCO e/ou seus parceiros poderão ser responsabilizados por quaisquer faltas de informações que resultem do uso ou da incapacidade de usar as informações contidas no portal da ESCOLA VIRTUAL, mesmo que a FUNDAÇÃO BRADESCO tenha sido informada dessa possibilidade.

13.3. A FUNDAÇÃO BRADESCO se reserva ao direito de excluir ou alterar qualquer link ou programa vinculado à ESCOLA VIRTUAL, a qualquer momento.

13.4. A FUNDAÇÃO BRADESCO não se responsabiliza por empresas ou produtos dos links e se reserva no direito de indicar este fato nas suas páginas web. Caso o ALUNO decida acessar quaisquer desses links, assumirá a responsabilidade decorrente.

14. FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO

14.1. Qualquer material, informação ou outras comunicações transmitidas ou publicadas na ESCOLA VIRTUAL, pelos participantes dos cursos, serão consideradas não confidenciais, assim como não se discutirão direitos de propriedade, ficando desde logo autorizado o uso para fins institucionais ou de divulgação, pela FUNDAÇÃO BRADESCO.

14.2. É expressamente proibido publicar ou transmitir, para o portal da ESCOLA VIRTUAL, qualquer material ameaçador, difamador, obsceno, pornográfico, racista, de caráter preconceituoso ou qualquer outro que viole qualquer norma legal.

14.3. A FUNDAÇÃO BRADESCO não é obrigada, mas poderá, se assim desejar, monitorar ou analisar qualquer área do portal da ESCOLA VIRTUAL em que os ALUNOS transmitem, publicam informações ou simplesmente se comunicam entre si, incluindo, mas não se limitando, a salas de bate-papo, sessões de videoconferência, fóruns de discussão e o conteúdo de quaisquer dessas comunicações. Para mais informações, consulte o Aviso de Privacidade da Escola Virtual.

14.4. A FUNDAÇÃO BRADESCO e seus designados se reservam ao direito de copiar, divulgar, distribuir, incorporar e usar dessas informações e todos os dados, imagens, sons, textos e outros itens contidos nessas áreas para qualquer fim institucional ou de divulgação, respeitada a legislação aplicável.

14.5. Considerando que o espaço é livre para publicações de interesse dos participantes dos cursos, a FUNDAÇÃO BRADESCO não será legalmente responsável pelo conteúdo de qualquer dessas comunicações.

14.6. A FUNDAÇÃO BRADESCO, por meio da ESCOLA VIRTUAL, poderá enviar e-mail de divulgação dos cursos de seu portal, aos alunos inscritos no site.

15. LEGISLAÇÃO APLICÁVEL E ALTERAÇÕES

15.1. Este documento foi elaborado com base na Lei Federal nº 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados.

15.2. A Fundação Bradesco reserva o direito, a seu exclusivo critério, de modificar, alterar, acrescentar ou remover partes deste documento, a qualquer momento.

16. DISPOSIÇÕES FINAIS

16.1. O ALUNO declara ter lido previamente este Termo de Uso, concordando com todos os seus termos e condições.

16.2. A FUNDAÇÃO BRADESCO poderá modificar/atualizar o conteúdo deste Termo de Uso a qualquer tempo, sem prévio aviso.

16.3. Eventuais questões oriundas deste Termo de Uso, serão tratadas no Fórum da Comarca de Osasco, Estado de São Paulo.

16.4. Este Termo e Condições de Uso foi alterado pela última vez e publicado em 24 de julho de 2020.

Fechar Política de Uso de Dados

A Escola Virtual compreende a importância de proteger as informações de seus usuários.

As informações coletadas neste formulário serão utilizadas apenas para efetivação do cadastro do aluno na Escola Virtual.

Eventualmente, essas informações podem ser compartilhadas com parceiros homologados pela Escola Virtual apenas para fins de oferta de cursos.