Este site é protegido pelo reCAPTCHA e se aplicam a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Google.

Cadastrar
Acesso

Chatbot

2

Tem alguma dúvida?

Principais dúvidas

  1. Qual a diferença entre Certificado de Conclusão e Certificado de Participação?

    Certificado de Conclusão é emitido para os alunos que realizam a avaliação final do curso e obtém o aproveitamento igual ou superior a 70%. Eles são considerados aprovados e podem realizar a impressão do certificado.

    Certificado de Participação é emitido para alguns cursos da Escola Virtual que não têm avaliação final. Para esses casos, são emitidos Certificados de Participação.

    Isso foi útil?

  2. Já possuo o login e a senha de acesso à Escola Virtual. Como faço a inscrição para os cursos da Cisco?

    Clique em Cursos Preparatórios para a Certificação Cisco, localizado no rodapé da página.

    Em seguida, serão apresentados os cursos Cisco disponíveis. Ao clicar em um curso, você visualizará uma página com todas as informações sobre ele. Ao final da página há o botão Quero me inscrever.

    Após informar o login e a senha de acesso à Escola Virtual, você deve selecionar o curso desejado, o local (Academia Cisco escolhida) e o período em que deseja realizar sua inscrição (manhã, tarde ou noite).

    Para finalizar, clique no botão Confirmar inscrição, para salvar as opções selecionadas.

    Depois, é só aguardar a convocação, que será feita por e-mail ou telefone.

    Por este motivo é muito importante manter seus dados cadastrais sempre atualizados.

    Isso foi útil?

  3. Fiz a minha inscrição para o curso da Cisco e até o momento não recebi nenhum comunicado. Qual é a previsão de atendimento?

    A Escola Virtual é apenas o meio pelo qual a inscriçao é realizada.

    É necessário aguardar a convocação pela Academia Cisco selecionada, o que deve acontecer por e-mail ou telefone. Por este motivo, é importante manter os dados cadastrais sempre atualizados!

    Não temos como informar a data em que você será atendido.

    Há uma grande procura para este curso e, consequentemente, uma fila de espera bastante extensa.

    Isso foi útil?

  4. Não possuo o login e a senha de acesso à Escola Virtual. Como faço a inscrição para os cursos da Cisco?

    Se você não possui o login e a senha de acesso à Escola Virtual, primeiramente, terá de fazer o cadastro em nosso portal. Na página inicial é só clicar em Cadastrar e seguir as orientações da tela.

    Feito isso, no rodapé da página inicial há uma área denominada Cursos Preparatórios para a Certificação Cisco.

    Neste ambiente, você conhecerá os cursos que estão com inscrições abertas no momento. Ao clicar no nome do curso, você terá informações completas sobre ele e, ao final da página, um botão para realizar a inscrição. É só preencher as informações solicitadas na tela.

    Depois, é necessário aguardar a convocação, que será feita por e-mail ou telefone

    Por este motivo é muito importante manter seus dados cadastrais sempre atualizados.

    Isso foi útil?

  5. Qual é a dinâmica do curso da Cisco?

    Os cursos da Cisco são semipresenciais, com uma aula semanal na Academia escolhida.

    As aulas presenciais são realizadas conforme calendário estipulado pela Academia ofertante, com duração de quatro horas, aproximadamente.

    Nessas aulas, o aluno faz laboratórios, tira dúvidas com o instrutor e recebe informações importantes para a continuidade de sua aprendizagem durante o curso.

    Nos demais dias, o aluno deve estudar o conteúdo on-line e realizar as avaliações parciais em qualquer computador com acesso à Internet.

    Nossa recomendação é que os alunos dediquem, pelo menos, uma hora diária aos estudos.

    Isso foi útil?

Outras dúvidas por assunto

  1. A Escola Virtual

    1. Como funciona a Escola Virtual?

      A Escola Virtual da Fundação Bradesco é um portal de e-learning dedicado a oferecer cursos livres a distância, totalmente gratuitos, via Internet. Está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.

      Para ter acesso aos cursos oferecidos pela Escola Virtual é necessário realizar um cadastro em nosso portal, preenchendo um formulário (simples e rápido).

      Ao término do cadastro, você já tem acesso à Escola Virtual (login e senha) e pode realizar a matrícula nos cursos disponíveis em nosso catálogo. São diversos cursos, em diferentes áreas de interesse.

      É você quem estabelece seu ritmo de estudo. Ao ser aprovado com, no mínimo, 70% de aproveitamento no curso, poderá imprimir o Certificado de Conclusão.

      Isso foi útil?

    2. O que é a Escola Virtual?

      A Escola Virtual da Fundação Bradesco é um portal de e-learning dedicado a oferecer cursos livres a distância, totalmente gratuitos, via Internet.

      A Escola Virtual iniciou suas atividades em 2001, com a proposta de propiciar um ambiente virtual de aprendizagem, no qual o aluno é o principal agente e condutor de seu aprendizado.

      Está à disposição de qualquer pessoa que queira obter uma nova especialização ou requalificação para o mercado de trabalho. Funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

      Isso foi útil?

    3. Qual a forma de contato com a Escola Virtual?

      O atendimento é realizado, preferencialmente, por Mensagem, disponível em Ajuda.

      Também são realizados atendimentos por chatbot.

      Para os alunos que residem no exterior, o contato é feito exclusivamente por Mensagem.

      Isso foi útil?

    4. Qual a idade mínima e os pré-requisitos necessários para fazer um curso?

      Para fazer um curso na Escola Virtual é necessário ter, no mínimo, 14 anos e possuir CPF e conta de e-mail válida.

      Isso foi útil?

    5. Quem garante que eu vou aprender?

      Ao disponibilizar um curso, nossa expectativa é a de que você realmente passe por todas as páginas, leia o conteúdo, estude, utilize os recursos disponíveis e realize os exercícios propostos (quando houver).

      Enfim, esperamos que o curso acrescente conhecimento e informação e que, de alguma forma, contribua para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

      Todavia, se você não tiver disciplina e comprometimento com o curso, realmente nada garante que vá aprender. É preciso esforço e dedicação.

      Isso foi útil?

  2. Acesso aos Cursos

    1. Como faço para acessar os cursos da Escola Virtual?

      Primeiramente, é necessário preencher o cadastro na Escola Virtual para obter o login e a senha de acesso (caso ainda não seja cadastrado).

      De posse do login e senha você consegue realizar a matrícula nos cursos que oferecemos.

      Pelo Portal da Escola Virtual
      Basta escolher o curso desejado e clicar no botão Quero me matricular, que sua matrícula é realizada automaticamente.

      Pelo acesso logado
      A outra opção é acessar o ambiente dos cursos informando o login (CPF ou o e-mail cadastrado) e a respectiva senha. Clique em Acessar e, em seguida, em Começar aula e siga as instruções abaixo:

      • Clique em Aprendizado
      • Desça a tela até o fim e você encontrará os cursos em que pode se matricular. Clique em ver todos, para ter acesso ao catálogo completo.
      • Você pode pesquisar o curso pelas áreas de interesse: Administração, Contabilidade e Finanças, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Educação e Tecnologia.
      • No card do curso, clique em Matricule-se
      • Para ter acesso ao conteúdo, clique em Exibir Curso

      Isso foi útil?

  3. Apostila (material didático)

    1. Os cursos possuem apostila?

      Informamos que apenas alguns cursos oferecidos pela Escola Virtual possuem apostila.

      Os cursos que dispõem de material de apoio, possuem na página do curso o ícone Apostila, na barra de ferramentas. Para visualizá-la, basta clicar nesse ícone.

      É necessário ter instalado o plugin do Acrobat Reader, pois as apostilas são disponibilizadas em arquivos PDF.

      Caso você não consiga visualizar o ícone citado, é porque o curso não possui apostila.

      Isso foi útil?

    2. Posso estudar apenas pela apostila e não pelas páginas do curso?

      Informamos que a apostila é um material complementar de estudo.

      Para que a progressão no curso seja computada e o acesso à avaliação final seja liberado, é necessário navegar por todas as páginas do curso. Caso contrário, o sistema entenderá que você não finalizou o curso.

      Isso foi útil?

  4. Avaliações e Exercícios

    1. As atividades off-line têm de ser enviadas?

      Não. As atividades não precisam ser enviadas.

      Os exercícios propostos no decorrer do curso são para a prática dos conceitos estudados e puramente para fixação.

      Isso foi útil?

    2. Como faço para ter acesso à avaliação final do curso?

      Após ler todo o conteúdo, navegar por todos os módulos e obter 100% de visualização em todas as páginas, você terá acesso à avaliação final.

      Há dois caminhos possíveis:

      Opção 1

      • Informe seu login, a respectiva senha de acesso e clique em Acessar
      • Clique em Começar aula
      • Clique em Aprendizado
      • Localize o card do curso em que está matriculado e clique em Acessar
      • Aparecerá um pop-up informando que você deve clicar no botão Confirmar, para realizar as avaliações obrigatórias deste curso
      • Você também poderá realizar a avaliação clicando na seta existente no card
      • Daí, basta clicar em Iniciar Questionário para responder às questões

      Opção 2
      • Informe seu login, a respectiva senha de acesso e clique em Acessar
      • Clique em Comecar aula
      • Clique em Minhas Matrículas
      • Clique no nome do curso em que está matriculado
      • Clique no botão Responder Pós-Teste
      • Na página seguinte, clique em Responder Próximo Teste...
      • Daí, basta clicar em Iniciar Questionário para responder às questões

      Ao finalizar a avaliação é necessário clicar em Fechar Matrícula, para que o aproveitamento seja registrado no seu Histórico.

      Caso você seja reprovado, terá uma segunda chance para refazer a avaliação, para tentar um desempenho melhor.

      Ao obter, no mínimo, 70% de aproveitamento no curso, você será aprovado e poderá imprimir o Certificado de Conclusão.

      Isso foi útil?

    3. É possível realizar apenas a avaliação outra vez?

      Sim, é possível!

      Caso você seja reprovado, terá uma segunda chance para refazer a avaliação, para tentar um desempenho melhor.

      Ao obter, no mínimo, 70% de aproveitamento no curso, você será aprovado e poderá imprimir o Certificado de Conclusão.

      Isso foi útil?

    4. Iniciei um curso e fui respondendo aos exercícios. Esses exercícios valem como nota ou ao final do curso terá outra avaliação?

      Os exercícios propostos no curso são para a prática dos conceitos estudados e puramente para fixação.

      Eles não somam pontos para a nota final do curso. Por este motivo, as respostas não são guardadas.

      A avaliação é realizada somente ao final do curso, após a conclusão de todos os módulos e 100% de navegação em todas as páginas.

      É a nota da avaliação que define se você será aprovado ou não.

      Isso foi útil?

  5. Cadastro

    1. Ao efetuar meu cadastro na Escola Virtual, o sistema informa que já existe um cadastro para o CPF informado. Como devo proceder?

      Neste caso, clique em Esqueceu sua senha?, localizado abaixo do campo Senha, no cabeçalho da página inicial.

      Em seguida, informe seu CPF e o meio pelo qual deseja receber a sua chave de acesso à Escola Virtual: e-mail ou SMS.

      Caso não se recorde qual é o e-mail cadastrado, não tenha mais acesso a ele (o mesmo vale para o número de telefone) ou, ainda, caso o sistema continue retornando mensagem de que o seu CPF já está cadastrado, entre em contato com a nossa Central de Atendimento.

      O atendimento é realizado, preferencialmente, por mensagem, disponível em Ajuda.

      Também são realizados atendimentos por chatbot.

      Isso foi útil?

    2. Como faço o cadastro na Escola Virtual?

      Na página inicial da Escola Virtual, no cabeçalho da página, clique em Cadastrar e preencha o formulário, para obter o login e a senha de acesso.

      De posse do login (CPF ou e-mail cadastrado) e a senha (escolhida por você no ato do cadastramento) é possível realizar a matrícula nos cursos disponíveis em nosso catálogo. São diversos cursos, em diferentes áreas de interesse.

      Isso foi útil?

    3. Como faço para atualizar meus dados cadastrais (inclusive meu e-mail)?

      Após informar os dados de acesso à Escola Virtual (CPF ou e-mail e a respectiva senha) você será identificado pelo nosso sistema.

      Clique na seta existente ao lado do seu nome (ou de sua foto de perfil ou ícone correspondente) e selecione a opção Atualizar seu cadastro.

      Você terá acesso à ficha cadastral e poderá realizar a atualização de seus dados pessoais.

      Para confirmar as alterações, siga as instruções da página.

      Isso foi útil?

    4. Depois que conclui o cadastro na Escola Virtual notei que escrevi meu nome de forma errada. É possível corrigir?

      Após informar os dados de acesso (CPF ou e-mail e a respectiva senha), clique na seta existente ao lado do seu nome (ou de sua foto de perfil ou ícone correspondente) e selecione a opção Atualizar seu cadastro.

      Você terá acesso à sua ficha cadastral e poderá realizar a atualização desejada.

      Para confirmar as alterações, ao final do formulário, é necessário clicar no botão Atualizar dados cadastrais.

      Isso foi útil?

    5. Preenchi o formulário de cadastro, mas apresentou um erro no site. Como devo proceder?

      Envie um e-mail para escolavirtual@fundacao.bradesco com a imagem do erro capturada na tela, para que possamos identificar o problema e auxiliá-lo da melhor forma. 

      Isso foi útil?

    6. Quero atualizar o e-mail em meu cadastro da Escola Virtual, porém, não lembro minha senha. Como devo proceder?

      Neste caso, você terá de entrar em contato com a equipe da Escola Virtual, para que nossos atendentes possam realizar esta alteração em seu cadastro.

      O atendimento é realizado, preferencialmente, por Mensagem, disponível em Ajuda.

      Também são realizados atendimentos por chatbot.

      Isso foi útil?

  6. Certificados

    1. Ao finalizar um curso, recebo um Certificado?

      Sim!

      Após realizar a avaliação final do curso e obter o aproveitamento igual ou superior a 70%, você será aprovado e poderá realizar a impressão do Certificado de Conclusão.

      Alguns cursos da Escola Virtual não têm a avaliação final. Para esses casos, são emitidos Certificados de Participação.

      Isso foi útil?

    2. Como faço para imprimir o Certificado?

      Acesse a área de cursos utilizando o login (CPF ou e-mail cadastrado) e a senha (criada por você no ato do cadastramento). Clique em Acessar. Em seguida, clique em Começar aula e siga os passos abaixo:

      • Clique em Histórico
      • Clique no nome do curso com situação aprovado
      • Clique no botão Imprimir Certificado (localizado ao lado direito da tela)
      • O certificado será exibido na tela. Clique no botão Imprimir (localizado no topo da tela)
      • Ajuste o formato da página para Paisagem
      • Pronto! O certificado será enviado para sua impressora

      Isso foi útil?

    3. Como verificar a autenticidade do Certificado?

      Na página inicial da Escola Virtual há uma área denominada Validação de Certificado. Esta área está localizada no rodapé da página.

      Ao clicar em Validação de Certificado será aberta uma página com o campo para digitação do código de autenticidade. Também é possível clicar no ícone da câmera fotográfica, para fazer a leitura do QRCode.

      O sistema informa, automaticamente, se o certificado é válido ou não.

      Isso foi útil?

    4. É possível enviar meu Certificado por e-mail ou via Correios?

      Não! A Escola Virtual não envia certificados por e-mail ou via Correios.

      A impressão é feita, via sistema, pelo próprio aluno.

      O certificado fica disponível na aba Histórico e pode ser impresso a partir de qualquer computador que tenha uma impressora conectada.

      Isso foi útil?

    5. É possível imprimir o conteúdo programático no verso do Certificado?

      Sim, é possível.

      Após digitar o login (CPF ou o e-mail cadastrado) e a senha de acesso à Escola Virtual, clique em Acessar e, logo em seguida, em Começar aula. Depois, siga os procedimentos abaixo:

      • Clique na aba Histórico. Nela, aparecerá uma lista de todos os cursos que você realizou (aprovados e reprovados)
      • Clique no nome do curso que você deseja imprimir o conteúdo programático
      • Clique no botão Ir para Matrícula
      • Em seguida, clique na aba Download e baixe o arquivo correspondente ao conteúdo programático em sua máquina

      Pronto! Agora é só imprimir o descritivo no verso do seu certificado.

      Isso foi útil?

    6. Há algum tipo específico de papel para imprimir o Certificado?

      Não, não há.

      Você pode imprimir o certificado em uma folha de sulfite.

      Isso foi útil?

    7. No caso da realização de mais de um curso, o Certificado poderá ser emitido de forma única, totalizando as cargas-horárias?

      Não. Isso não é possível.

      Para cada curso em que o aluno é aprovado é liberada a impressão de um certificado.

      Não há como imprimir um certificado que totalize a carga horária de todos os cursos realizados, a menos que seja uma Trilha de Conhecimento.

      Isso foi útil?

    8. O Certificado é reconhecido pelo MEC?

      O Ministério da Educação (MEC) não faz a certificação de instituições que não sejam de nível fundamental, médio, técnico ou superior.

      Nossos cursos são classificados como livres e de atualização ou qualificação profissional, portanto, não necessitam de portaria de regulamentação e, consequentemente, não são reconhecidos pelo MEC.

      Além disso, a lei nº 9.394, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional mostra que os cursos livres passaram a integrar a Educação Profissional, que é a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Esta mesma lei cita que não há exigência de escolaridade anterior para esta modalidade de ensino*.

      Os cursos oferecidos pela Escola Virtual são livres e sem tutoria. São válidos em todo o território nacional e podem constar no seu currículo.

      *Fonte: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

       

      Isso foi útil?

    9. O Certificado possui algum tipo de autenticação?

      Sim, possui.

      Os certificados emitidos pela Escola Virtual possuem um código de autenticidade.

      Cada certificado possui um código único, composto por uma combinação de 32 caracteres alfanuméricos.

      Isso foi útil?

    10. O Certificado tem prazo de validade?

      Não. Os certificados não têm prazo de validade e estarão sempre disponíveis para impressão. Basta acessar o histórico de cursos realizados.

      Isso foi útil?

    11. Posso apresentar o Certificado como horas complementares na Universidade?

      Muitos alunos realizam nossos cursos para apresentar como atividades complementares tanto em universidades, quanto em empresas, para promoção na carreira, mas não são todas que aceitam. É importante verificar essa informação, antecipadamente, com a secretaria da universidade ou junto ao RH da empresa.

      Atenção: A data que será impressa no certificado (constante no campo período) é a data real de início e término do curso. Se você fizer tudo em um dia, no certificado sairá registrado dessa forma  e não temos como mudar, uma vez que tudo é controlado via sistema.

      Isso foi útil?

    12. Quais informações constam no Certificado?

      As informações disponíveis no certificado são:

      • Logotipos da Fundação Bradesco e Escola Virtual
      • Nome do aluno
      • Nome do curso
      • Carga horária
      • Período em que o curso foi realizado
      • Código de autenticidade
      • Assinatura digital do representante da Escola Virtual
      • Endereço da instituição e CNPJ (para certificados emitidos a partir de 2018)
      • QR-Code (para certificados emitidos a partir de novembro/2018)

      As datas de início e término e o CNPJ da instituição também podem ser visualizados no histórico de cursos realizados.

      Isso foi útil?

    13. Qual a diferença entre Certificado de Conclusão e Certificado de Participação?

      Certificado de Conclusão é emitido para os alunos que realizam a avaliação final do curso e obtém o aproveitamento igual ou superior a 70%. Eles são considerados aprovados e podem realizar a impressão do certificado.

      Certificado de Participação é emitido para alguns cursos da Escola Virtual que não têm avaliação final. Para esses casos, são emitidos Certificados de Participação.

      Isso foi útil?

    14. Tenho um certificado antigo que não possui o código de autenticidade. Como devo proceder?

      Só possuem código de autenticidade os certificados emitidos a partir de fevereiro/2010.

      Antes desta data, os certificados não possuíam esta informação.

      Isso foi útil?

  7. Compatibilidade com Dispositivos Móveis

    1. É possível acessar os cursos da Escola Virtual via dispositivos móveis, como telefones celulares (smartphones)?

      Sim, é possível.

      O portal da Escola Virtual é compatível ao acesso via smartphones e tablets e os cursos oferecidos também!

      Isso foi útil?

  8. Configurações, Suporte Técnico e Segurança

    1. Como desativar o bloqueador de script?

      Você já deve ter observado que alguns sites exibiam os anúncios de propagandas abrindo novas janelas. Essas janelas chamavam-se pop-ups. Para o usuário era muito desagradável ter de fechar a janela a todo momento.

      Para minimizar este incômodo, os browsers (navegadores) criaram o bloqueador de pop-ups e esta questão foi resolvida.

      Agora, existem janelas de anúncios que possuem um botão “Fechar” quase imperceptível e, por este motivo, não são reconhecidos como pop-ups. Para interromper este novo incômodo,  os browsers criaram os ADBlocks, ou seja, bloqueadores destas propagandas.

      A questão é que estes bloqueadores de script podem impedir que o certificado de conclusão dos cursos da Escola Virtual sejam impressos com êxito.

      Cabe a você, prezado aluno, descobrir qual extensão está instalada em seu navegador. Se não souber, desative todas as extensões.

      Para mais informações sobre ADBlocks, recomendamos que você realize uma pesquisa em sites de busca.

      Isso foi útil?

    2. O portal da Escola Virtual é seguro?

      Sim, é seguro!

      Ao clicar no cadeado no browser é possível visualizar o certificado e seus detalhes.

      Isso foi útil?

    3. Qual a configuração mínima que eu preciso ter em meu computador para ter acesso aos cursos oferecidos pela EV?

      A configuração mínima necessária é:

      • Windows 7 (ou superior)
      • Acesso à Internet
      • Navegador de Internet (browser)
      • Conta de e-mail válida (e individual)
      • Bloqueadores de pop-up e scripts desabilitados

      Isso foi útil?

  9. Cursos Preparatórios para a Certificação Cisco

    1. Fiz a minha inscrição para o curso da Cisco e até o momento não recebi nenhum comunicado. Qual é a previsão de atendimento?

      A Escola Virtual é apenas o meio pelo qual a inscriçao é realizada.

      É necessário aguardar a convocação pela Academia Cisco selecionada, o que deve acontecer por e-mail ou telefone. Por este motivo, é importante manter os dados cadastrais sempre atualizados!

      Não temos como informar a data em que você será atendido.

      Há uma grande procura para este curso e, consequentemente, uma fila de espera bastante extensa.

      Isso foi útil?

    2. Já possuo o login e a senha de acesso à Escola Virtual. Como faço a inscrição para os cursos da Cisco?

      Clique em Cursos Preparatórios para a Certificação Cisco, localizado no rodapé da página.

      Em seguida, serão apresentados os cursos Cisco disponíveis. Ao clicar em um curso, você visualizará uma página com todas as informações sobre ele. Ao final da página há o botão Quero me inscrever.

      Após informar o login e a senha de acesso à Escola Virtual, você deve selecionar o curso desejado, o local (Academia Cisco escolhida) e o período em que deseja realizar sua inscrição (manhã, tarde ou noite).

      Para finalizar, clique no botão Confirmar inscrição, para salvar as opções selecionadas.

      Depois, é só aguardar a convocação, que será feita por e-mail ou telefone.

      Por este motivo é muito importante manter seus dados cadastrais sempre atualizados.

      Isso foi útil?

    3. Não possuo o login e a senha de acesso à Escola Virtual. Como faço a inscrição para os cursos da Cisco?

      Se você não possui o login e a senha de acesso à Escola Virtual, primeiramente, terá de fazer o cadastro em nosso portal. Na página inicial é só clicar em Cadastrar e seguir as orientações da tela.

      Feito isso, no rodapé da página inicial há uma área denominada Cursos Preparatórios para a Certificação Cisco.

      Neste ambiente, você conhecerá os cursos que estão com inscrições abertas no momento. Ao clicar no nome do curso, você terá informações completas sobre ele e, ao final da página, um botão para realizar a inscrição. É só preencher as informações solicitadas na tela.

      Depois, é necessário aguardar a convocação, que será feita por e-mail ou telefone

      Por este motivo é muito importante manter seus dados cadastrais sempre atualizados.

      Isso foi útil?

    4. O que é o curso CCNA?

      O Cisco Certified Network Associate (CCNA) é um curso preparatório para o exame de Certificação CCNA 200-125, que apresenta conceitos de redes, configurações e resoluções de problemas em dispositivos de rede Cisco.

      O objetivo do curso é capacitar o aluno para a compreensão e aplicabilidade dos fundamentos de redes, bem como a instalar, operar, configurar e verificar um cenário com os protocolos IPv4 e IPv6, incluindo configurações de equipamentos (switches e roteadores) e protocolos LAN e WAN.

      Ao término do curso, se o aluno obtiver a média exigida pela Academia para aprovação, receberá um certificado de conclusão e poderá fazer o exame para a Certificação CCNA 200-125, em um centro autorizado.

      Isso foi útil?

    5. Quais são os requisitos mínimos necessários para realizar os cursos da Cisco?

      Os requisitos mínimos necessários são:

      • Idade: 16 anos
      • Escolaridade: Ensino Médio completo ou cursando
      • Possuir conhecimentos básicos em informática e redes (é aconselhável realizar os cursos de Fundamentos de TI: Hardware e Software e Introdução a Redes de Computadores disponibilizados na Escola Virtual ou outra entidade afim).
      • Ter computador com conexão à Internet, para possibilitar acesso ao material de estudo on-line.
      • Leitura e entendimento da Língua Inglesa

      Isso foi útil?

    6. Qual é a dinâmica do curso da Cisco?

      Os cursos da Cisco são semipresenciais, com uma aula semanal na Academia escolhida.

      As aulas presenciais são realizadas conforme calendário estipulado pela Academia ofertante, com duração de quatro horas, aproximadamente.

      Nessas aulas, o aluno faz laboratórios, tira dúvidas com o instrutor e recebe informações importantes para a continuidade de sua aprendizagem durante o curso.

      Nos demais dias, o aluno deve estudar o conteúdo on-line e realizar as avaliações parciais em qualquer computador com acesso à Internet.

      Nossa recomendação é que os alunos dediquem, pelo menos, uma hora diária aos estudos.

      Isso foi útil?

    7. Qual é o tempo de duração dos cursos da Cisco?

      Cada curso tem uma carga horária específica.

      Vamos pegar, como exemplo, o curso CCNA, que possui carga horária de 208 horas, divididas em quatro módulos de 52 horas cada.

      A duração (em meses) dependerá do calendário estabelecido pela Academia Cisco selecionada. Neste caso, o curso realizado com uma aula por semana com duração de quatro horas terá, em média, três meses de duração por módulo.

      O aluno tem acesso ao conteúdo do curso 24 horas por dia, sete dias por semana.

      Nossa recomendação é que os alunos dediquem, pelo menos, uma hora diária aos estudos.

      Isso foi útil?

    8. Qualquer pessoa pode fazer a inscrição?

      Sim, desde que atenda aos requisitos mínimos necessários:

      • Idade: 16 anos
      • Escolaridade: Ensino Médio completo ou cursando
      • Possuir conhecimentos básicos em informática e redes (é aconselhável realizar os cursos de Fundamentos de TI: Hardware e Software e Introdução a Redes de Computadores disponibilizados na Escola Virtual ou outra entidade afim).
      • Ter computador com conexão à Internet, para possibilitar acesso ao material de estudo on-line.
      • Leitura e entendimento da Língua Inglesa

      Isso foi útil?

  10. Envio de Currículo

    1. Quero encaminhar meu currículo. Como devo proceder?

      Você pode deixar seu currículo para análise no Portal Institucional da Fundação Bradesco (fundacao.bradesco) no link Venha acreditar com a gente! (Quer trabalhar conosco?).

      Basta clicar no botão #VemPraFB e seguir as orientações disponíveis na página.

      Isso foi útil?

  11. Login e Senha de Acesso

    1. Não consigo acessar o ambiente da Escola Virtual. Aparece a informação que o login e senha possuem caracteres especiais ou que os dados são inválidos.

      Certifique-se de que você está digitando os dados de acesso (seu CPF ou e-mail e a senha) corretamente.

      O sistema diferencia letras maiúsculas e minúsculas.

      Importante:

      - Ao informar o login e senha, verifique se não há espaços em branco.
      - Evite copiar e colar o login e a senha, pois este procedimento acrescenta um espaço em branco aos dados, impossibilitando o acesso aos cursos.
      - O anti pop-up deve estar desativado no seu navegador.

      Isso foi útil?

    2. Não lembro minha senha. Como devo proceder?

      Neste caso, clique em Esqueceu sua senha?, localizado abaixo do campo Senha, no cabeçalho da página inicial.

      Em seguida, basta preencher o CPF e o meio pelo qual deseja receber a sua chave de acesso à Escola Virtual: e-mail ou SMS.

      Caso não se recorde qual é o e-mail cadastrado ou não tenha mais acesso a ele (o mesmo vale para o número de telefone) entre em contato com a nossa Central de Atendimento.

      O atendimento é realizado, preferencialmente, por Mensagem, disponível em Ajuda.

      Também são realizados atendimentos por chatbot.

      Isso foi útil?

    3. Posso alterar a senha de acesso à Escola Virtual?

      Sim, você pode alterar a senha de acesso para uma outra, de sua preferência.

      Procedimentos para alteração:

      • Após informar os dados de acesso à Escola Virtual (CPF ou e-mail e a respectiva senha) você será identificado pelo nosso sistema.
      • Clique na seta existente ao lado do seu nome (ou de sua foto de perfil ou ícone correspondente) e selecione a opção Alterar senha.
      • Informe a senha antiga, crie uma nova senha de acesso, confirme a nova senha e clique no botão Alterar senha.

      Pronto. A senha foi alterada com sucesso!

      Isso foi útil?

  12. Matrícula nos Cursos

    1. Como faço para cancelar a matrícula em um curso?

      Após acessar o ambiente dos cursos informando o login (CPF ou e-mail cadastrado) e a respectiva senha, clique em Começar aula e siga as instruções abaixo:

      • Clique em Minhas Matrículas e, depois, clique no nome do curso em que está matriculado e deseja cancelar
      • Clique no botão Cancelar Matrículas
      • Selecione o motivo pelo qual deseja cancelar (entre as opções apresentadas) e clique no botão Confirmar
      • Na caixa de diálogo informando que sua matrícula foi cancelada com sucesso, clique em Ok.

      Isso foi útil?

    2. Como faço para realizar a matrícula em um curso?

      Primeiramente, é necessário preencher o cadastro na Escola Virtual para obter o login e a senha de acesso.

      Você pode fazer a matrícula em um curso diretamente pelo portal! Basta escolher o curso desejado e clicar no botão Quero me matricular, que sua matrícula é realizada automaticamente.

      A outra opção é após acessar o ambiente dos cursos informando o login (CPF ou e-mail cadastrado) e a respectiva senha, clique em Começar aula e siga as instruções abaixo:

      • Clique em Aprendizado
      • Desça a tela até o fim e você encontrará os cursos em que pode se matricular. Clique em ver todos, para ter acesso ao catálogo completo
      • Você pode pesquisar o curso pelas áreas de interesse: Administração, Contabilidade e Finanças, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Educação e Tecnologia.
      • No card do curso, clique em Matricule-se
      • Para ter acesso ao conteúdo, clique em Exibir Curso

      Você foi matriculado e poderá iniciar seus estudos imediatamente.

      Isso foi útil?

    3. Onde está o Catálogo de Cursos?

      Há duas maneiras para pesquisar o catálogo de cursos.

      No portal da Escola Virtual, clique em Cursos e você terá acesso a todos os cursos disponíveis, organizados nas áreas de interesse: Administração, Contabilidade e Finanças, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Educação e Tecnologia.

      A outra opção é após acessar o ambiente dos cursos informando o login (CPF ou o e-mail cadastrado) e a respectiva senha, clique em Começar aula e siga as instruções abaixo:

      • Clique em Aprendizado
      • Desça a tela até o fim e você encontrará os cursos em que pode se matricular. Clique em ver todos, para ter acesso ao catálogo completo.

      Isso foi útil?

  13. Parcerias

    1. A Escola Virtual tem parceria com Faculdades ou Universidades?

      Não. A Escola Virtual não mantém parcerias ou convênios com faculdades ou universidades.

      Isso foi útil?

  14. Sobre os Cursos Oferecidos

    1. Acessei o curso quase todos os dias e o porcentual das páginas visitadas não alterava. Por quê?

      A navegação é atualizada automaticamente, à medida que você navega pelas páginas do curso.

      Alguns dos cursos oferecidos pela Escola Virtual possuem a porcentagem de navegação de 0 a 100%, ou seja, em sua barra de navegação não constará as porcentagens intermediárias, porém, mesmo não constando, sua navegação está sendo computada.

      De qualquer forma, o sistema só atualizará as páginas navegadas quando você finalizar o curso.

      Isso foi útil?

    2. Consigo obter um histórico dos cursos concluídos?

      Sim, consegue!

      Para obter o histórico, após digitar o login (CPF ou e-mail cadastrado) e a senha de acesso à Escola Virtual, clique em Começar aula e siga as instruções abaixo:

      • Clique em Histórico
      • Aparecerá uma lista de todos os cursos que você realizou (aprovados e/ou reprovados)
      • Clique no link Exportar para PDF (localizado no rodapé da página, no canto inferior direito da tela)
      • Será gerado um arquivo PDF com o histórico de todos os cursos realizados

      Para gerar o histórico de cada curso individualmente, nesta mesma tela, basta clicar no nome do curso que deseja imprimir o histórico.

      Isso foi útil?

    3. E se eu não conseguir a pontuação mínima necessária para ser aprovado no curso, o que devo fazer?

      Caso você seja reprovado, poderá realizar o curso novamente, efetuando uma nova matrícula.

      Assim, terá acesso a todo o conteúdo (terá de navegar por todas as páginas novamente) e terá a oportunidade de refazer a avaliação e imprimir o certificado de conclusão (se aprovado).

      Isso foi útil?

    4. Existe um prazo para conclusão do curso?

      Sim, existe.

      Todos os cursos possuem um prazo para finalização que é de 60 dias, contados a partir da data da matrícula.

      Após digitar o login (CPF ou e-mail cadastrado) e a senha de acesso à Escola Virtual, clique em Começar aula e, em seguida, em Minhas Matrículas.

      Você pode acompanhar a data de conclusão do curso no campo existente logo abaixo do nome do curso, que informa as datas de início (matrícula) e término.

      Isso foi útil?

    5. Fui reprovado. Posso ter acesso ao conteúdo do curso novamente?

      Sim, pode!

      Basta fechar a matrícula do curso e realizar uma nova, seguindo os procedimentos abaixo:

      Pelo Portal da Escola Virtual

      Basta escolher o curso desejado e clicar no botão Quero me matricular, que sua matrícula é realizada automaticamente.

      Pelo acesso logado

      A outra opção é acessar o ambiente dos cursos informando o login (CPF ou o e-mail cadastrado) e a respectiva senha. Clique em Acessar e, em seguida, em Começar aula e siga as instruções abaixo:

      • Clique em Aprendizado
      • Desça a tela até o fim e você encontrará os cursos em que pode se matricular. Clique em ver todos, para ter acesso ao catálogo completo.
      • Você pode pesquisar o curso pelas áreas de interesse: Administração, Contabilidade e Finanças, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Educação e Tecnologia.
      • No card do curso, clique em Matricule-se
      • Para ter acesso ao conteúdo, clique em Exibir Curso

      Você foi matriculado e poderá iniciar seus estudos imediatamente.

      Isso foi útil?

    6. O prazo de realização do curso expirou. O que acontece agora?

      Todos os cursos possuem um prazo para finalização que é de 60 dias, contados a partir da data da matrícula.

      Caso o tempo expire, o sistema, automaticamente, cancelará a sua matrícula e você terá de aguardar, aproximadamente, 15 dias, para que os seus cursos expirados estejam novamente disponíveis para matrícula.

      Isso foi útil?

    7. Os cursos oferecidos pela Escola Virtual são gratuitos?

      Sim. Todos os cursos oferecidos pela Escola Virtual são integralmente gratuitos!

      Isso foi útil?

    8. Posso fazer mais de um curso ao mesmo tempo?

      A Escola Virtual recomenda a realização de um curso por vez, em função do prazo para a conclusão dos cursos (que é de 60 dias), e para uma melhor absorção dos assuntos abordados no decorrer do curso.

      Isso foi útil?

    9. Quais são os cursos que a Escola Virtual oferece?

      A Escola Virtual oferece diversos cursos em diferentes áreas de interesse.

      Na página inicial, basta clicar em Cursos. Depois, é só selecionar a área de interesse e fazer um filtro na especialidade (quando houver) para conhecer todos os cursos que oferecemos.

      Ao clicar no nome do curso, você visualizará uma descrição completa sobre ele.

      Isso foi útil?

    10. Qual a carga horária dos cursos?

      Cada curso possui uma carga horária específica.

      Para conhecê-las, basta clicar em Cursos. Depois, é só selecionar a área de interesse e fazer um filtro na especialidade (quando houver).

      Ao clicar em um dos cursos que oferecemos, você visualizará uma descrição completa sobre ele. Um dos itens dessa descrição é a duração (carga horária).

      Isso foi útil?

    11. Quando começam as aulas?

      A partir do momento em que você realiza a matrícula no curso, já tem acesso a todo o conteúdo e pode iniciar seus estudos imediatamente.

      Isso foi útil?

  15. Trilhas de Conhecimento

    1. Como eu faço para imprimir o conteúdo programático no verso do certificado das Trilhas de Conhecimento?

      Após digitar o login (CPF ou o e-mail cadastrado) e a senha de acesso à Escola Virtual, clique em Começar aula e siga os procedimentos abaixo:

      • Clique na aba Histórico. Nela, aparecerá uma lista de todos os cursos que você realizou (aprovados e reprovados).
      • Clique no nome de um dos cursos que compõe a trilha (que você deseja imprimir o conteúdo programático)
      • Em seguida, clique na aba Download e baixe o arquivo correspondente em sua máquina.

      Pronto! Agora é só imprimir o descritivo do curso no verso do seu certificado.

      Isso foi útil?

    2. Como funcionam as Trilhas de Conhecimento?

      Ao optar por uma Trilha de Conhecimento, você será matriculado em um conjunto de cursos.

      Nosso sistema identificará se você já realizou algum dos cursos relacionados e mostrará quais formações ainda devem ser realizadas.

      Quando terminar os conteúdos (e ao ser aprovado em todos eles), você poderá imprimir o certificado de cada curso individualmente e, também, um certificado da Trilha de Conhecimento como um todo.

      Isso foi útil?

    3. O que são Trilhas de Conhecimento?

      São agrupamentos de cursos afins que foram definidos para motivar a sua aprendizagem e a aquisição de conhecimentos, por meio da organização de percursos de formação cuidadosamente pensados.

      As Trilhas de Conhecimento ajudam você a conquistar uma formação mais ampla sobre um assunto de seu interesse.

      Isso foi útil?

    4. Quais são as Trilhas de Conhecimento disponíveis?

      Na página inicial da Escola Virtual, em Trilhas de Conhecimento, você pode conhecer as três trilhas mais acessadas.

      Ao clicar no botão "mostrar todas as trilhas" você tem acesso a todas as trilhas existentes.

      Isso foi útil?

Ainda precisa de ajuda?

Entre em contato para que possamos ajudá-lo!

Fechar Termos e Condições de Uso da Escola Virtual

APRESENTAÇÃO

A FUNDAÇÃO BRADESCO, entidade beneficente de assistência social, inscrita no CNPJ nº 60.701.521/0001-06, com sede no Município de Osasco – SP, visando propiciar um ambiente virtual gratuito de aprendizagem, criou o portal de e-learning dedicado a oferecer cursos livres a distância, via Internet, denominado “ESCOLA VIRTUAL”.

O ambiente, doravante denominado ESCOLA VIRTUAL, está à disposição de todos que queiram obter formação inicial e continuada em Educação a Distância (EAD), por meio do endereço eletrônico www.ev.org.br.

As condições de uso, às quais cada interessado (doravante denominado ALUNO) terá acesso, estão formalizadas neste Instrumento.

1. DO OBJETO

1.1. O presente Termo de Uso tem por objeto estabelecer as condições de uso do portal ESCOLA VIRTUAL, sem prejuízo das demais condições previstas no próprio ambiente virtual e nas páginas/conteúdo do(s) curso(s) escolhido(s) pelo ALUNO, as quais passam a fazer parte integrante deste Instrumento.

2. SOBRE OS CURSOS

2.1. Os cursos da ESCOLA VIRTUAL são considerados cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). São cursos livres e, portanto, não requerem regulamentação específica ou autorização de órgãos de ensino competentes. Caracterizam-se pela modalidade de educação não formal, destinada a proporcionar ao ALUNO conhecimentos para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

2.2. A ESCOLA VIRTUAL oferece diversos cursos em diferentes áreas de interesse, como:

  • Administração
  • Contabilidade e Finanças
  • Desenvolvimento Pessoal e Profissional
  • Educação
  • Tecnologia

3. DA GRATUIDADE

3.1. Os cursos oferecidos pela ESCOLA VIRTUAL são integralmente gratuitos.

4. DAS CONDIÇÕES BÁSICAS PARA ACESSO, CADASTRO E USO

4.1. Para o ALUNO usufruir dos cursos da ESCOLA VIRTUAL é necessário dispor de um computador com conexão à Internet, cujos requisitos mínimos de recursos e configuração exigidos para a visualização das aulas via Internet são os seguintes:

  • Windows 7 (ou superior)
  • Acesso à Internet
  • Uma conta de e-mail válida
  • Bloqueadores de pop-up desabilitados
  • Plugins do Java e Flash Player instalados e atualizados

4.2. Para acesso aos cursos on-line, o ALUNO deverá realizar o cadastro completo no site (www.ev.org.br), informando dados pessoais e/ou outros exigidos pela ESCOLA VIRTUAL. Uma vez respeitadas as condições deste Termo de Uso, o cadastro terá validade por prazo indeterminado.

4.3. Ao término do cadastro, o aluno já terá o seu login e a respectiva senha de acesso (criada no ato do cadastramento), para ter acesso ao ambiente virtual dos Cursos.

4.4. Escolhido o curso desejado, o ALUNO fará a sua matrícula e terá acesso a todo o conteúdo para estudo.

4.5. O login e a senha permitem, ainda, o acesso ao seu cadastro individual, para eventuais atualizações das informações pessoais, como endereço, telefone, entre outras.

4.6. O tempo de duração no curso começa a ser contabilizado após a matrícula efetuada pelo ALUNO, no ambiente virtual de aprendizagem.

4.7. Finalizado o período de acesso determinado para o curso escolhido, que é de 60 (sessenta) dias, ele expirará automaticamente e ficará indisponível por até 15 (quinze) dias, aproximadamente. Após este período, o ALUNO poderá realizar nova matrícula, caso haja interesse em concluir o referido curso.

5. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS

5.1 A utilização dos dados pessoais fornecidos pelo ALUNO à Fundação Bradesco, ou qualquer outra atividade de tratamento de dados pessoais que ocorra em decorrência do acesso e utilização da Plataforma ESCOLA VIRTUAL, será realizada em observância à privacidade e à proteção de dados pessoais, nos termos da legislação em vigor.

5.2 Quais dados coletamos sobre o usuário?

5.2.1 Ao se cadastrar, o Usuário deverá fornecer as seguintes informações: nome, CPF, e-mail, data de nascimento e telefone celular.

5.2.2 A Escola Virtual também poderá coletar informações de navegação do dispositivo do Usuário e dados de comportamento em ambiente virtual, por meio da utilização de ferramentas como os cookies.

5.2.3 Os cookies são pequenos arquivos de informações que podem ser armazenados no dispositivo de acesso do usuário, quando da navegação na plataforma da ESCOLA VIRTUAL. Estes arquivos permitem comparar e compreender como os Usuários navegam através da nossa página web e, assim, melhorar o processo de navegação.

5.2.4 Para saber mais como a Escola Virtual utiliza cookies, acesse nossa Diretiva de Privacidade da Fundação Bradesco.

5.3 Por que tratamos os dados do usuário?

5.3.1 O tratamento de dados pessoais pela Escola Virtual tem diversas finalidades. Apresentamos, abaixo, de forma não exaustiva, as principais hipóteses em que trataremos as informações pessoais do usuário:

  • Para execução dos serviços ofertados a fim de viabilizar o cadastro do usuário, a matrícula no curso de sua preferência, o acesso ao conteúdo dos cursos, aos materiais, e a emissão do certificado de conclusão do curso.
  • Para permitir o acesso e uso de recursos da própria plataforma, garantindo o desempenho dela, os requisitos de segurança e possibilitando uma melhor experiência do Usuário.
  • Para reconhecimento da origem e do último acesso, bem como para acompanhar o acesso e realização dos cursos on-line e a navegação pelo site da ESCOLA VIRTUAL.
  • Para segurança da plataforma e do Usuário, adotando medidas de segurança e prevenção à fraude, se necessário. Para tanto, qualquer área do portal da ESCOLA VIRTUAL, em que há publicação de informações ou comunicação dos Usuários, poderá ser monitorada, como por exemplo, as salas de bate-papo, sessões de videoconferência, fóruns de discussão, sempre em respeito à sua privacidade e à legislação aplicável.
  • Para envio de informações sobre os cursos da plataforma e novos serviços que possa interessar aos Usuários.

5.3.2 Caso seja necessária à coleta de dados pessoais adicionais, tomaremos o devido cuidado de avisar ao usuário sobre tal ação por meio de aviso ou, quando necessário, coletar o seu consentimento.

5.4 Com quem os Dados Pessoais são compartilhados?

5.4.1 Algumas vezes, para a operacionalização dos cursos oferecidos e disponibilizados pela ESCOLA VIRTUAL, será necessário o compartilhamento de Dados Pessoais. Seguem algumas hipóteses, em que o compartilhamento poderá ocorrer:

  • Com empresas parceiras e fornecedores, no desenvolvimento e prestação de serviços voltados aos alunos, como por exemplo a empresa Cisco, parceira da Fundação Bradesco nos cursos semipresenciais preparatórios para provas de certificação;
  • Com autoridades, entidades governamentais ou outros terceiros, para a proteção dos interesses da ESCOLA VIRTUAL e cumprimento de suas obrigações legais.

5.4.2 Em alguns casos, a depender da operação, os Dados Pessoais poderão ainda ser compartilhados com algumas das empresas parceiras da Organização Bradesco, de modo que serão adotadas todas as medidas, a fim de garantir a proteção aos Dados Pessoais.

5.5 Disposições Gerais

5.5.1 Não manteremos os dados pessoais dos usuários por mais tempo do que o necessário para as finalidades declaradas acima, nem utilizaremos os dados dos usuários para outros fins, exceto nas hipóteses previstas na Diretiva de Privacidade da Fundação Bradesco, e/ou nas hipóteses autorizadas por lei.

5.5.2 O Usuário poderá, a qualquer momento, exercer seus direitos com relação ao tratamento dos seus dados pessoais, conforme orientações dispostas na Diretiva de Privacidade da Fundação Bradesco.

5.5.3 Para mais informações sobre a forma pela qual tratamos os dados pessoais dos Usuários, acesse a Diretiva de Privacidade da Fundação Bradesco ou entre em contato com nosso Encarregado de Proteção de Dados

Nome: Sandro Rogério Lopes Cassajuz

[dpo@fundacao.bradesco]

6. DA APROVAÇÃO/REPROVAÇÃO DO ALUNO NOS CURSOS OFERECIDOS

6.1. O ALUNO deverá navegar por todas as telas do curso, realizar os exercícios propostos (quando houver) e realizar a avaliação final.

6.2. Será considerado aprovado, o ALUNO que obtiver aproveitamento igual ou superior a 70% na avaliação final, a ser realizada diretamente no ambiente virtual de aprendizagem, ao final do curso.

6.3 Caso o ALUNO seja reprovado, poderá realizar o curso novamente, efetuando uma nova matrícula.

7. DO CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DE CURSO

7.1. Para o ALUNO aprovado será disponibilizada, automaticamente, a impressão do Certificado de Conclusão no mesmo ambiente virtual de aprendizagem, por meio do botão “Imprimir Certificado”, o qual se torna visível logo após a aprovação.

7.2. A impressão do certificado é de responsabilidade do ALUNO. A ESCOLA VIRTUAL não envia certificados via Correios.

7.3. Os Certificados de Conclusão não têm prazo de validade e estarão sempre disponíveis para impressão no histórico de cursos realizados pelo ALUNO.

7.4. O Certificado de Conclusão possui assinatura digital de um representante da ESCOLA VIRTUAL. Em regra, não se reconhece firma de assinatura digital. A ESCOLA VIRTUAL não se responsabiliza por reconhecimentos de firma de assinaturas.

7.5. Os certificados emitidos pela ESCOLA VIRTUAL possuem código de autenticidade. Trata-se de código alfanumérico, único e exclusivo, composto por 32 caracteres. Cada certificado emitido possui um código de autenticidade próprio. Na posse deste código, qualquer pessoa ou instituição poderá verificar sua autenticidade.

7.6. Na página inicial da ESCOLA VIRTUAL há uma área denominada “Validação de Certificado”. Basta informar o código impresso no certificado para verificar sua autenticidade.

8. DA INSCRIÇÃO PARA OS CURSOS SEMIPRESENCIAIS DA CISCO

8.1. No rodapé do portal da ESCOLA VIRTUAL há um link denominado “Cursos Preparatórios para a Certificação Cisco”. Neste local, há todas as informações sobre os cursos disponíveis (que são semipresenciais) e a possibilidade de realizar a respectiva inscrição. Por ser semipresencial, o curso requer um processo seletivo que conta com outras etapas.

8.2. Após selecionar o curso desejado, a unidade escolar mais próxima de sua residência (para frequentar as aulas semanais) e o período desejado, o ALUNO deverá aguardar a convocação para matrícula, que poderá ser feita por e-mail ou telefone.

8.3. Para se candidatar a uma vaga nos cursos da Cisco é igualmente obrigatório dispor de login e senha de acesso à ESCOLA VIRTUAL.

9. DA CONFIDENCIALIDADE

9.1. O login e a senha são de uso pessoal e intransferível, sendo vedada a cessão a terceiros, a qualquer título.

9.2. O ALUNO declara estar ciente de que é proibido ceder a terceiros o seu login e senha de acesso. Ocorrendo a hipótese, deverá o ALUNO adotar todas as medidas necessárias para IMPEDIR sua utilização por esses terceiros, sendo, ainda, responsável por quaisquer eventuais encargos decorrentes dessa utilização indevida. Caso a ESCOLA VIRTUAL tome conhecimento do uso do acesso do ALUNO por terceiro, adotará as providências necessárias para bloqueio do acesso ao ambiente virtual de aprendizagem.

10. DAS DECLARAÇÕES E RESPONSABILIDADES

10.1. O ALUNO concorda e declara-se ciente de que a efetivação do cadastro significará integral concordância com os termos e condições deste Instrumento e aos requisitos mínimos de configuração do computador, exigidos para visualização das aulas.

10.2. O ALUNO declara estar ciente de que é proibido veicular mensagens que possam vir a ser consideradas ofensivas, subversivas ou que firam princípios éticos.

10.3. O ALUNO é responsável civil e criminalmente pela veracidade dos dados, declarações, informações e documentos que fornece e pelas consequências que deles advierem.

11. DA SEGURANÇA

11.1. É proibido tentar burlar o sistema de segurança de informação.

11.2. A ESCOLA VIRTUAL, a qualquer momento e sem prévio aviso, reserva-se no direito de bloquear o acesso do ALUNO em caso de violação de qualquer das disposições deste Termo de Uso.

12. DA PROPRIEDADE

12.1. A FUNDAÇÃO BRADESCO poderá alterar, incluir e excluir cursos e cargas horárias disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem, a partir de seu interesse e premissas pedagógicas e sem aviso prévio.

12.2. As marcas, logos e logomarcas registradas da Organização Bradesco e/ou de seus parceiros, disponíveis no portal da ESCOLA VIRTUAL, só podem ser usadas publicamente com autorização do respectivo proprietário.

12.3. O conteúdo da ESCOLA VIRTUAL é protegido por Copyrights nacionais e por leis internacionais de Copyright, sendo vedado copiar, reproduzir, modificar, publicar, transmitir, postar ou distribuir, por qualquer meio ou método, sem a autorização prévia e por escrito da FUNDACÃO BRADESCO. Eventuais permissões nesse sentido constarão da respectiva página.

12.4. A FUNDAÇÃO BRADESCO e seus parceiros não dão nenhum direito implícito ou explícito sobre nenhuma patente, Copyright, marca registrada ou informação de segredo comercial.

12.5. Não é permitido:

  • modificar os materiais ou usá-los comercialmente ou de qualquer forma, em exibições públicas, apresentações, venda ou aluguel;
  • descompilar, fazer engenharia reversa ou desmontar o software;
  • remover qualquer informação sobre Copyright ou exclusividade dos materiais;
  • transferir os materiais para terceiros;
  • fornecer sua senha a terceiros;
  • fazer cópias não autorizadas dos materiais.

12.6. O ALUNO que praticar qualquer ato acima mencionado estará sujeito às penalidades previstas nas Leis 9.609 e 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 e a Lei 12.965, de 23 de abril de 2014, esta última conhecida como o Marco Civil da Internet, que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil.

13. ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

13.1. Os cursos são auto instrucionais, não possuem tutoria e são oferecidos "no estado em que se encontram", sem qualquer garantia expressa ou implícita de qualquer espécie, inclusive em relação à adequação ao assunto principal.

13.2. Em nenhuma hipótese, a FUNDAÇÃO BRADESCO e/ou seus parceiros poderão ser responsabilizados por quaisquer faltas de informações que resultem do uso ou da incapacidade de usar as informações contidas no portal da ESCOLA VIRTUAL, mesmo que a FUNDAÇÃO BRADESCO tenha sido informada dessa possibilidade.

13.3. A FUNDAÇÃO BRADESCO se reserva ao direito de excluir ou alterar qualquer link ou programa vinculado à ESCOLA VIRTUAL, a qualquer momento.

13.4. A FUNDAÇÃO BRADESCO não se responsabiliza por empresas ou produtos dos links e se reserva no direito de indicar este fato nas suas páginas web. Caso o ALUNO decida acessar quaisquer desses links, assumirá a responsabilidade decorrente.

14. FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO

14.1. Qualquer material, informação ou outras comunicações transmitidas ou publicadas na ESCOLA VIRTUAL, pelos participantes dos cursos, serão consideradas não confidenciais, assim como não se discutirão direitos de propriedade, ficando desde logo autorizado o uso para fins institucionais ou de divulgação, pela FUNDAÇÃO BRADESCO.

14.2. É expressamente proibido publicar ou transmitir, para o portal da ESCOLA VIRTUAL, qualquer material ameaçador, difamador, obsceno, pornográfico, racista, de caráter preconceituoso ou qualquer outro que viole qualquer norma legal.

14.3. A FUNDAÇÃO BRADESCO não é obrigada, mas poderá, se assim desejar, monitorar ou analisar qualquer área do portal da ESCOLA VIRTUAL em que os ALUNOS transmitem, publicam informações ou simplesmente se comunicam entre si, incluindo, mas não se limitando, a salas de bate-papo, sessões de videoconferência, fóruns de discussão e o conteúdo de quaisquer dessas comunicações. Para mais informações, consulte o Aviso de Privacidade da Escola Virtual.

14.4. A FUNDAÇÃO BRADESCO e seus designados se reservam ao direito de copiar, divulgar, distribuir, incorporar e usar dessas informações e todos os dados, imagens, sons, textos e outros itens contidos nessas áreas para qualquer fim institucional ou de divulgação, respeitada a legislação aplicável.

14.5. Considerando que o espaço é livre para publicações de interesse dos participantes dos cursos, a FUNDAÇÃO BRADESCO não será legalmente responsável pelo conteúdo de qualquer dessas comunicações.

14.6. A FUNDAÇÃO BRADESCO, por meio da ESCOLA VIRTUAL, poderá enviar e-mail de divulgação dos cursos de seu portal, aos alunos inscritos no site.

15. LEGISLAÇÃO APLICÁVEL E ALTERAÇÕES

15.1. Este documento foi elaborado com base na Lei Federal nº 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados.

15.2. A Fundação Bradesco reserva o direito, a seu exclusivo critério, de modificar, alterar, acrescentar ou remover partes deste documento, a qualquer momento.

16. DISPOSIÇÕES FINAIS

16.1. O ALUNO declara ter lido previamente este Termo de Uso, concordando com todos os seus termos e condições.

16.2. A FUNDAÇÃO BRADESCO poderá modificar/atualizar o conteúdo deste Termo de Uso a qualquer tempo, sem prévio aviso.

16.3. Eventuais questões oriundas deste Termo de Uso, serão tratadas no Fórum da Comarca de Osasco, Estado de São Paulo.

16.4. Este Termo e Condições de Uso foi alterado pela última vez e publicado em 24 de julho de 2020.

Fechar Política de Uso de Dados

A Escola Virtual compreende a importância de proteger as informações de seus usuários.

As informações coletadas neste formulário serão utilizadas apenas para efetivação do cadastro do aluno na Escola Virtual.

Eventualmente, essas informações podem ser compartilhadas com parceiros homologados pela Escola Virtual apenas para fins de oferta de cursos.