Acesso

Chatbot

2

Tem alguma dúvida?

Principais dúvidas

  1. Sou estrangeiro e desejo realizar o cadastro na Escola Virtual. É possível?

    Informamos que o nosso site está passando por um processo de reformulação e, neste momento, não fornecemos o acesso a estrangeiros, devido à necessidade de inserção do campo CPF no cadastro.

    O CPF é a sigla para Cadastro de Pessoa Física. Ele é um documento emitido pela Receita Federal Brasileira, que possui um número único, com 11 dígitos, para cada cidadão brasileiro.

    Pedimos desculpas pelos transtornos causados e informamos que esse tema está sendo estudado pela Escola Virtual, para que, em breve, possamos expandir o cadastro a estrangeiros.

    Isso foi útil?

  2. Acho que a minha avaliação foi corrigida de forma equivocada. Há como solicitar o gabarito da prova?

    Informamos que as avaliações são corrigidas pelo sistema, de forma automática, justamente para não haver equívocos durante a correção.

    Por motivos de segurança adotados pela Instituição, não disponibilizamos o gabarito com as respostas.

    Isso foi útil?

  3. Os cursos da Escola Virtual têm tutoria?

    Informamos que os cursos não têm tutoria!

    Na Escola Virtual, o aluno é o principal agente e condutor de seu aprendizado.

    Isso foi útil?

  4. A Escola Virtual emite carteirinha de estudante?

    A Escola Virtual não fornece este tipo de documento.

    A carteira de estudante contempla as modalidades de ensino: Educação Infantil, Ensinos Fundamental, Médio e Técnico, Cursos de graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado. Não contempla estudantes matriculados em cursos livres, de pré-vestibulares e cursos de idiomas.

    Os cursos da Escola Virtual são classificados como cursos livres, que integram a Educação Profissional, que é a modalidade de educação não-formal, de duração variável e, por este motivo, não são emitidas carteiras de estudante.

    Isso foi útil?

  5. Minha avaliação abre em branco. Como resolver isso?

    O que pode estar acontecendo é um bloqueio de script por parte do navegador utilizado para realizar o curso. Provavelmente seja o AdBlock.

    Essa extensão (AdBlock) funciona na maioria dos navegadores, como Chrome, Firefox e Edge e bloqueia qualquer tipo de conteúdo considerado impróprio.

    A questão é que estes bloqueadores de script também podem impedir a abertura da janela para que seja realizada a avaliação.

    Para desabilitar o AdBlock dos principais navegadores, siga as instruções abaixo:

    1 - Abra o browser em que o programa está instalado

    2 - Acesse a página de Extensões (ou Complementos) do navegador
    Chrome: selecione o ícone ?, Mais ferramentas e depois Extensões
    Firefox: escolha ? e clique em Extensões
    Edge: encontre o ícone ? e selecione Extensões
    Safari: clique em Safari, em Preferências e, depois, na guia Extensões

    3 - Encontre o AdBlock ou AdBlock Plus na lista de complementos
    Edge: clique em AdBlock ou AdBlock Plus

    4 - Desabilite o AdBlock ou o AdBlock Plus da seguinte forma:
    Chrome: desmarque Habilitado à direita do AdBlock ou AdBlock Plus
    Firefox: à direita da extensão, selecione Desabilitar
    Edge: clique no botão azul no menu do bloqueador de anúncios para desativá-lo
    Safari: desmarque a opção AdBlock ou “AdBlock Plus no lado esquerda da página

    5 - Feche e reabra o navegador para confirmar as alterações e aplicá-las. O bloqueador de anúncios será desabilitado até que opte por ativá-lo novamente.

    Para maiores informações sobre AdBlocks e como desabilitá-los, recomendamos que você realize uma pesquisa em sites de busca.

    Ao finalizar a avaliação clique em Fechar Matrícula, para que o seu aproveitamento seja registrado no seu Histórico.

    Isso foi útil?

Outras dúvidas por assunto

  1. A Escola Virtual

    1. Como funciona a Escola Virtual?

      A Escola Virtual da Fundação Bradesco é um portal de e-learning dedicado a oferecer cursos livres a distância, totalmente gratuitos, via Internet. Está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.

      Para ter acesso aos cursos oferecidos é necessário realizar um cadastro em nosso portal, preenchendo um formulário com informações bem básicas (é simples e rápido)!

      Ao término do cadastro, você já terá o seu login e a senha de acesso (também é possível entrar utilizando uma rede social) e poderá realizar a matrícula nos cursos disponíveis em nosso catálogo.

      Para conhecer todos os cursos que oferecemos, na página inicial, clique em Cursos. São mais de 115 cursos, organizados em cinco áreas de interesse: Administração, Contabilidade e Finanças, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Educação e Tecnologia.

      Ao se matricular em um curso, você tem 60 dias para concluí-lo. Ao ser aprovado com, no mínimo, 70% de aproveitamento no curso, poderá imprimir o Certificado de Conclusão.

      Há alguns cursos que não possuem avaliação final. Neste caso, são emitidos Certificados de Participação.

      Isso foi útil?

    2. O que é a Escola Virtual?

      A Escola Virtual da Fundação Bradesco é um portal de e-learning dedicado a oferecer cursos livres a distância, totalmente gratuitos, via Internet.

      A Escola Virtual iniciou suas atividades em 2001, com o objetivo de propiciar um ambiente virtual de aprendizagem, no qual o aluno é o principal agente e condutor de seu aprendizado.

      Está à disposição de qualquer pessoa que queira obter uma nova especialização ou requalificação para o mercado de trabalho. Funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

      Isso foi útil?

    3. Qual a forma de contato com a Escola Virtual?

      O atendimento é realizado por mensagem, disponível em Ajuda - Fale com a Escola Virtual.

      Também são realizados atendimentos por chatbot.

      O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (horário de Brasília).

      Isso foi útil?

    4. Qual a idade mínima e os pré-requisitos para fazer um curso?

      Para fazer um curso na Escola Virtual é necessário ter, no mínimo, 14 anos e possuir CPF e conta de e-mail válida.

      Isso foi útil?

    5. Quem garante que eu vou aprender?

      Quando nós disponibilizamos um curso, a nossa expectativa é a de que você realmente passe por todas as páginas, leia o conteúdo, estude, utilize os recursos disponíveis e realize os exercícios propostos (quando houver).

      Enfim, esperamos que você se dedique aos estudos, que o curso acrescente conhecimento e informação e que, de alguma forma, contribua para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

      Todavia, se você não tiver disciplina e comprometimento com o curso, realmente nada garante que vá aprender. É preciso esforço e dedicação e temos certeza de que se você chegou até aqui é porque realmente está interessado em aprender!

      Isso foi útil?

  2. Apostila

    1. Os cursos possuem apostila?

      Informamos que apenas alguns cursos oferecidos pela Escola Virtual possuem apostila.

      Para os cursos que têm este recurso, haverá alguma indicação (como um ícone) na barra de ferramentas do curso. Para visualizá-la, basta clicar nesse ícone.

      É necessário ter instalado o plugin do Acrobat Reader, pois as apostilas são disponibilizadas em arquivos PDF.

      Isso foi útil?

    2. Posso estudar apenas pela apostila e não pelas páginas do curso?

      Informamos que a apostila é um material complementar de estudo e a maioria dos cursos oferecidos pela Escola Virtual não possui este recurso.

      Para que a progressão no curso seja computada (100% de visualização) e o acesso à avaliação final seja liberado, é necessário navegar por todas as páginas do curso on-line.

      Isso foi útil?

  3. Avaliações

    1. Acho que a minha avaliação foi corrigida de forma equivocada. Há como solicitar o gabarito da prova?

      Informamos que as avaliações são corrigidas pelo sistema, de forma automática, justamente para não haver equívocos durante a correção.

      Por motivos de segurança adotados pela Instituição, não disponibilizamos o gabarito com as respostas.

      Isso foi útil?

    2. Como faço para realizar a avaliação?

      Após ler todo o conteúdo, navegar por todos os módulos e obter 100% de visualização em todas as páginas, você terá acesso à avaliação final.

      Siga as instruções abaixo:

      1 - Acesse a Escola Virtual (www.ev.org.br)
      2 - No cabeçalho da página, clique em Acessar
      3 - Informe o login (CPF ou e-mail) e a respectiva senha (também é possível entrar utilizando uma rede social)
      4 - Clique em Acessar
           Note que o sistema identificou o seu cadastro e apareceu o seu nome no cabeçalho da página: Olá, (Seu Nome)
      5 - Clique em Área do Aluno
      6 - Clique em Minhas Matrículas
      7 - Clique no nome do curso em que você foi matriculado(a) e deseja fazer a avaliação
      8 - Clique no botão vermelho Responder Pós-Teste
      9 - Na página seguinte, clique no botão vermelho Responder Próximo Teste...

      ATENÇÃO: São duas avaliações! A primeira é uma pesquisa de satisfação sobre o curso (bem curta) e a segunda é a avaliação final (com dez questões).

      Você terá 60 minutos para realizar a avaliação.

      Caso você seja reprovado, terá uma segunda chance para refazer a avaliação, para tentar um desempenho melhor.

      Ao finalizar a avaliação é necessário clicar em Fechar Matrícula, para que o seu aproveitamento seja registrado no Histórico.

      Ao obter, no mínimo, 70% de aproveitamento na avaliação, você será aprovado(a) e poderá imprimir o Certificado de Conclusão.

      Isso foi útil?

    3. Concluí o curso, porém, não deu 100% de navegação nas páginas e minha avaliação não foi habilitada. Como proceder?

      Alguns fatores podem impedir que o sistema registre 100% de navegação no curso, como:

      - a queda de conexão com a Internet
      - a instabilidade da Internet
      - a navegação rápida pelas páginas do curso (não esperando o carregamento completo do conteúdo)
      - a permanência por mais de 30 minutos na mesma página que leva ao fechamento da conexão por questões de segurança e inatividade

      Então, se ao finalizar o curso a sua navegação não computar os 100%, você deverá abrir o menu do curso e verificar se todas as páginas encontram-se com um tique (ao lado do título da página), indicando que o conteúdo foi visualizado.

      Para os cursos que não possuem este menu, você deverá navegar novamente por todas as páginas de todos os módulos, para computar a navegação, clicando em todos os objetos que exigem alguma interação.

      Isso foi útil?

    4. Fui reprovado no curso. É possível refazer somente a avaliação?

      Infelizmente não é possível refazer apenas a avaliação.

      O que você pode fazer é realizar uma nova matrícula no curso desejado. Assim, terá acesso a todo o conteúdo (terá de navegar por todas as páginas novamente), poderá estudar um pouco mais e terá a oportunidade de refazer a avaliação.

      Isso foi útil?

    5. Minha avaliação abre em branco. Como resolver isso?

      O que pode estar acontecendo é um bloqueio de script por parte do navegador utilizado para realizar o curso. Provavelmente seja o AdBlock.

      Essa extensão (AdBlock) funciona na maioria dos navegadores, como Chrome, Firefox e Edge e bloqueia qualquer tipo de conteúdo considerado impróprio.

      A questão é que estes bloqueadores de script também podem impedir a abertura da janela para que seja realizada a avaliação.

      Para desabilitar o AdBlock dos principais navegadores, siga as instruções abaixo:

      1 - Abra o browser em que o programa está instalado

      2 - Acesse a página de Extensões (ou Complementos) do navegador
      Chrome: selecione o ícone ?, Mais ferramentas e depois Extensões
      Firefox: escolha ? e clique em Extensões
      Edge: encontre o ícone ? e selecione Extensões
      Safari: clique em Safari, em Preferências e, depois, na guia Extensões

      3 - Encontre o AdBlock ou AdBlock Plus na lista de complementos
      Edge: clique em AdBlock ou AdBlock Plus

      4 - Desabilite o AdBlock ou o AdBlock Plus da seguinte forma:
      Chrome: desmarque Habilitado à direita do AdBlock ou AdBlock Plus
      Firefox: à direita da extensão, selecione Desabilitar
      Edge: clique no botão azul no menu do bloqueador de anúncios para desativá-lo
      Safari: desmarque a opção AdBlock ou “AdBlock Plus no lado esquerda da página

      5 - Feche e reabra o navegador para confirmar as alterações e aplicá-las. O bloqueador de anúncios será desabilitado até que opte por ativá-lo novamente.

      Para maiores informações sobre AdBlocks e como desabilitá-los, recomendamos que você realize uma pesquisa em sites de busca.

      Ao finalizar a avaliação clique em Fechar Matrícula, para que o seu aproveitamento seja registrado no seu Histórico.

      Isso foi útil?

  4. Cadastro

    1. Como faço o cadastro na Escola Virtual?

      É bem simples!

      Na página inicial da Escola Virtual (www.ev.org.br), no cabeçalho da página, há um botão vermelho chamado Cadastrar. Basta clicar neste botão e preencher as informações solicitadas.

      Ao final do cadastro você já terá o seu login e a senha de acesso à nossa plataforma (também é possível entrar utilizando uma rede social).

      Isso foi útil?

    2. Como faço para atualizar meus dados cadastrais?

      Para atualizar seus dados cadastrais, siga as instruções abaixo:

      1 - Acesse a Escola Virtual (www.ev.org.br)
      2 - No cabeçalho da página, clique em Acessar
      3 - Informe o login (CPF ou e-mail) e a respectiva senha (também é possível entrar utilizando uma rede social)
      4 - Clique em Acessar.
           Note que o sistema identificou o seu cadastro e apareceu o seu nome no cabeçalho da página: Olá, (Seu Nome)
      5 - Clique na seta existente ao lado do seu nome (ou de sua foto de perfil ou avatar) e selecione a opção Atualizar seu cadastro
      6 - Você terá acesso à ficha cadastral e poderá realizar a atualização de seus dados pessoais
      7 - Para confirmar as alterações, siga as instruções da página

      Isso foi útil?

    3. Depois que conclui o cadastro notei que escrevi meu nome de forma errada. É possível corrigir?

      Para atualizar o seu nome (e outros dados cadastrais), siga as instruções abaixo:

      1 - Acesse a Escola Virtual (www.ev.org.br)
      2 - No cabeçalho da página, clique em Acessar
      3 - Informe o login (CPF ou e-mail) e a respectiva senha (também é possível entrar utilizando uma rede social)
      4 - Clique em Acessar.
           Note que o sistema identificou o seu cadastro e apareceu o seu nome no cabeçalho da página: Olá, (Seu Nome)
      5 - Clique na seta existente ao lado do seu nome (ou de sua foto de perfil ou avatar) e selecione a opção Atualizar seu cadastro
      6 - Você terá acesso à ficha cadastral e poderá realizar a atualização de seus dados pessoais
      7 - Para confirmar as alterações é necessário clicar no botão Atualizar dados cadastrais.

      Isso foi útil?

    4. Efetuei meu cadastro e não recebi o código de acesso no e-mail

      Caso você não localize o e-mail com o código de acesso à Escola Virtual em sua caixa de entrada, recomendamos que também procure nas caixas de lixo eletrônico e SPAM, pois, às vezes, nossas mensagens são direcionadas para esses locais.

      Agora, se mesmo seguindo as orientações acima, você não receber a mensagem, sugerimos que você faça o cadastro novamente, informando um e-mail diferente do usado anteriormente.

      Isso foi útil?

    5. Preenchi o formulário de cadastro, mas apresentou um erro no site. Como devo proceder?

      Se ao efetuar o cadastro o sistema apresentou algum erro, solicitamos que você retorne à Escola Virtual (www.ev.org.br) e tente novamente, pois pode ter ocorrido alguma instabilidade momentânea.

      Isso foi útil?

    6. Sou estrangeiro e desejo realizar o cadastro na Escola Virtual. É possível?

      Informamos que o nosso site está passando por um processo de reformulação e, neste momento, não fornecemos o acesso a estrangeiros, devido à necessidade de inserção do campo CPF no cadastro.

      O CPF é a sigla para Cadastro de Pessoa Física. Ele é um documento emitido pela Receita Federal Brasileira, que possui um número único, com 11 dígitos, para cada cidadão brasileiro.

      Pedimos desculpas pelos transtornos causados e informamos que esse tema está sendo estudado pela Escola Virtual, para que, em breve, possamos expandir o cadastro a estrangeiros.

      Isso foi útil?

  5. Certificados

    1. Ao finalizar um curso, recebo um certificado?

      Sim!

      Após realizar a avaliação final do curso e obter o aproveitamento igual ou superior a 70%, você será aprovado e poderá realizar a impressão do Certificado de Conclusão.

      Alguns cursos da Escola Virtual não têm a avaliação final. Para esses casos, são emitidos Certificados de Participação.

      Isso foi útil?

    2. Como faço para imprimir o certificado?

      Para imprimir o certificado, siga as instruções abaixo:

      - Acesse a Escola Virtual (www.ev.org.br)
      - No cabeçalho da página, clique em Acessar
      - Informe seu login (CPF ou e-mail cadastrado) e a senha (também é possível entrar utilizando uma rede social)
      - Clique em Acessar
      - Clique em Área do Aluno
      - Clique em Histórico (é neste local que estão todos os cursos feitos por você, aprovados ou reprovados)
      - Clique no nome do curso que deseja imprimir o certificado (com situação aprovado)
      - Clique no botão Imprimir Certificado 
      - O certificado será exibido na tela
      - Clique no botão Imprimir (localizado no topo da tela)
      - Ajuste o formato da página para Paisagem
      - O certificado será enviado para sua impressora

      Isso foi útil?

    3. Como verificar a autenticidade do certificado?

      No rodapé da página inicial da Escola Virtual há uma área denominada Validação de Certificado.

      Ao clicar em Validação de Certificado será aberta uma página com o campo para digitação do código de autenticidade (são 32 caracteres alfanuméricos).

      Você pode digitar o código ou clicar no ícone da câmera, para fazer a leitura do QR Code. Feito isso, clique no botão Validar certificado.

      O sistema informa, automaticamente, se o certificado é válido ou não.

      Isso foi útil?

    4. É possível enviar meu certificado por e-mail ou via Correios?

      Não! A Escola Virtual não envia certificados por e-mail ou via Correios.

      A impressão é feita, via sistema, pelo próprio aluno, a partir de qualquer computador que tenha uma impressora conectada.

      Isso foi útil?

    5. É possível imprimir o conteúdo programático no verso do certificado?

      Sim, é possível imprimir o conteúdo programático no verso do certificado!

      Para ter acesso ao arquivo com o conteúdo programático do curso, siga as instruções abaixo:

      1 - Acesse o site da Escola Virtual (www.ev.org.br)
      2 - No cabeçalho da página, clique em Acessar
      3 - Realize o seu login informando o seu CPF (ou e-mail) e a senha (também é possível entrar utilizando uma rede social)
      4 - Clique em Acessar
      5 - Clique em Área do Aluno
      6 - Cique em Minhas Matrículas (se a sua matrícula no curso ainda estiver aberta)
      7 - Clique sobre o nome do curso que deseja obter a informação
      8 - Clique na aba Download
      9 - Realize o download do arquivo "Conteúdo Programático" (Descritivo para o Verso do Certificado)

      ATENÇÃO: Caso você já tenha concluído o curso, no passo 6, basta clicar em Histórico. Em seguida, clique no nome do curso desejado e clique no botão Ir para Matrícula. Daí é só retornar ao passo 8, para visualizar o arquivo do Conteúdo Programático.

      Isso foi útil?

    6. Há algum tipo específico de papel para imprimir o certificado?

      Não, não há.

      Você pode imprimir o certificado em uma folha de papel sulfite.

      Isso foi útil?

    7. Meu certificado sai cortado na impressão.

      Recomendamos que você atente-se às configurações de sua impressora.

      Em layout, ajuste para o modo Paisagem (e não Retrato). Caso contrário, o certificado sairá cortado.

      Isso foi útil?

    8. No caso da realização de mais de um curso, o certificado poderá ser emitido de forma única, totalizando as cargas-horárias?

      Não. Isso não é possível.

      Para cada curso em que o aluno é aprovado é liberada a impressão de um certificado.

      Não há como imprimir um certificado que totalize a carga horária de todos os cursos realizados, a menos que seja uma Trilha de Conhecimento.

      Isso foi útil?

    9. O certificado é reconhecido pelo MEC?

      Não. O certificado não é reconhecido pelo MEC.

      O Ministério da Educação (MEC) só faz a certificação de instituições que sejam de nível fundamental, médio, técnico ou superior.

      Nossos cursos são classificados como cursos livres, que integram a Educação Profissional, que é a modalidade de educação não-formal, de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Os cursos livres não necessitam de portaria de regulamentação.

      Para obter mais informações sobre este assunto, você pode consultar a Lei nº 9.394, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

      Isso foi útil?

    10. O Certificado possui algum tipo de autenticação?

      Os certificados emitidos pela Escola Virtual possuem um código de autenticidade, que é um código único, composto por uma combinação de 32 caracteres alfanuméricos.

      Também implementamos o QR-Code, para certificados emitidos a partir de novembro/2018.

      Isso foi útil?

    11. O certificado tem prazo de validade?

      Os certificados não têm prazo de validade e estarão sempre disponíveis para impressão. Basta acessar o Histórico de cursos realizados.

      Isso foi útil?

    12. Posso apresentar o certificado como horas complementares na Universidade?

      Muitos alunos realizam nossos cursos para apresentar como atividades complementares tanto em universidades, quanto em empresas, para progressão de carreira, mas não são todas que aceitam.

      É importante verificar essa informação, antecipadamente, com a secretaria da universidade ou junto ao RH da empresa.

      Isso foi útil?

    13. Quais informações constam no certificado?

      As informações disponíveis no certificado são:

      • Logotipos da Fundação Bradesco e Escola Virtual
      • Nome do aluno
      • Nome do curso
      • Carga horária
      • Período em que o curso foi realizado
      • Código de autenticidade
      • Assinatura digital do representante da Escola Virtual
      • Endereço da instituição e CNPJ (para certificados emitidos a partir de 2018)
      • QR-Code (para certificados emitidos a partir de novembro/2018)

      Não é possível alterar as informações constantes no certificado, nem realizar customizações, pois ele é gerado via sistema, com base nos dados de acesso do aluno ao curso.

      Isso foi útil?

    14. Qual a diferença entre Certificado de Conclusão e Certificado de Participação?

      Certificado de Conclusão é emitido para os alunos que realizam a avaliação final do curso e obtém o aproveitamento igual ou superior a 70%. Eles são considerados aprovados e podem realizar a impressão do certificado.

      Certificado de Participação é emitido para alguns cursos da Escola Virtual que não têm avaliação final. Para esses casos, são emitidos Certificados de Participação.

      Isso foi útil?

    15. Tenho um certificado antigo que não possui o código de autenticidade. Como devo proceder?

      O código de autenticidade foi implantado nos certificados da Escola Virtual a partir de fevereiro/2010.

      Antes desta data, os certificados não possuíam esta informação.

      Caso seja imprescindível constar o código de autenticidade em seu certificado, sugerimos que você refaça o curso.

      Isso foi útil?

  6. Configurações e Segurança

    1. O portal da Escola Virtual é seguro?

      Sim, o portal é seguro!

      Ao clicar no cadeado existente ao lado do endereço do site da Escola Virtual, é possível visualizar o certificado e seus detalhes.

      Isso foi útil?

    2. Qual a configuração mínima que eu preciso ter em meu computador para ter acesso aos cursos?

      A configuração mínima necessária é:

      • Windows 7 (ou superior)
      • Acesso à Internet
      • Navegador de Internet (browser)
      • Conta de e-mail válida (e individual)
      • Bloqueadores de pop-up e scripts desabilitados

      Isso foi útil?

  7. Cursos

    1. Acessei o curso quase todos os dias e o porcentual das páginas visitadas não alterava. Por quê?

      A navegação é atualizada automaticamente, à medida que você navega pelas páginas do curso.

      Alguns dos cursos oferecidos pela Escola Virtual possuem a porcentagem de navegação de 0 a 100%, ou seja, em sua barra de navegação não constará as porcentagens intermediárias, porém, mesmo não constando, sua navegação está sendo computada.

      De qualquer forma, o sistema só atualizará as páginas navegadas quando você finalizar o curso.

      Isso foi útil?

    2. Como acessar o curso em que já estou matriculado (curso em andamento)?

      Para acessar o(s) curso(s) em que você já realizou a matrícula (cursos em andamento), siga as instruções abaixo:

      1 - Acesse a Escola Virtual (www.ev.org.br)
      2 - No cabeçalho da página, clique em Acessar
      3 - Informe o login (CPF ou e-mail) e a respectiva senha (também é possível entrar utilizando uma rede social)
      4 - Clique em Acessar.
           Note que o sistema identificou o seu cadastro e apareceu o seu nome no cabeçalho da página: Olá, (Seu Nome)
      5 - Clique em Área do Aluno
      6 - Clique em Minhas Matrículas
      7 - Clique no nome do curso em que você foi matriculado(a)
      8 - Clique em Exibir curso

      Pronto! Você terá acesso ao conteúdo do curso e poderá dar continuidade aos seus estudos!

      Isso foi útil?

    3. Como realizar a matrícula nos cursos?

      Caso ainda não tenha, é necessário realizar um cadastro em nosso portal, preenchendo um formulário (é simples e rápido)!

      Ao término do cadastro, você já terá seu login e senha de acesso e poderá realizar a matrícula nos cursos disponíveis em nosso catálogo.

      MATRÍCULA NO CURSO PELO PORTAL DA ESCOLA VIRTUAL

      1 - Acesse a Escola Virtual (www.ev.org.br)
      2 - No cabeçalho da página, clique em Acessar
      3 - Informe o login (CPF ou e-mail) e a respectiva senha (também é possível entrar utilizando uma rede social)
      4 - Clique em Acessar.
           Note que o sistema identificou o seu cadastro e apareceu o seu nome no cabeçalho da página: Olá, (Seu Nome)
      5 - Nesta mesma página, clique em Cursos (está localizado logo abaixo da logomarca da Fundação Bradesco | Escola Virtual)
      6 - Basta escolher a área de interesse e o curso desejado
      7 - Ao final da página com as informações sobre o curso, clique no botão Quero me matricular, que sua matrícula será realizada automaticamente

      ATENÇÃO: Ao clicar em Quero me matricular, o botão ficará cinza e o sistema poderá demorar alguns segundos para processar a solicitação. Por favor, aguarde!

      8 - Clique em Minhas Matrículas
      9 - Clique no nome do curso em que você foi matriculado(a)
      10 - Clique em Exibir curso
       

      MATRÍCULA NO CURSO PELA ÁREA DO ALUNO

      1 - Acesse a Escola Virtual (www.ev.org.br)
      2 - No cabeçalho da página, clique em Acessar
      3 - Informe o login (CPF ou e-mail) e a respectiva senha (também é possível entrar utilizando uma rede social)
      4 - Clique em Acessar.
           Note que o sistema identificou o seu cadastro e apareceu o seu nome no cabeçalho da página: Olá, (Seu Nome)
      5 - Clique em Área do Aluno
      6 - Clique em Aprendizado
      7 - Desça a tela até o fim e você encontrará os cursos em que pode se matricular (o sistema já apresenta algumas opções)
      8 - Clique em Ver Todos (no rodapé da página), para ter acesso ao catálogo completo
      9 - Você pode pesquisar o curso pelo nome ou pelas áreas de interesse: Administração, Contabilidade e Finanças, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Educação e Tecnologia
      10 - No card do curso, clique em Matricule-se
      11 - Para ter acesso ao conteúdo, clique em Exibir Curso

      Pronto! Você já terá acesso ao conteúdo dos cursos.

      Isso foi útil?

    4. Consigo obter um histórico dos cursos concluídos?

      Sim, consegue!

      Para obter o histórico, após digitar o login (CPF ou e-mail cadastrado) e a senha de acesso à Escola Virtual (ou entrar utilizando uma rede social), clique em Área do aluno e siga as instruções abaixo:

      • Clique em Histórico
      • Aparecerá uma lista de todos os cursos que você realizou (aprovados e/ou reprovados)
      • Clique no link Exportar para PDF (localizado no rodapé da página, no canto inferior direito da tela)
      • Será gerado um arquivo PDF com o histórico de todos os cursos realizados

      Para gerar o histórico de cada curso individualmente, nesta mesma tela, basta clicar no nome do curso que deseja imprimir o histórico.

      Isso foi útil?

    5. É possível acessar os cursos via celular?

      Sim, é possível.

      O portal da Escola Virtual é compatível ao acesso via celular (smartphones) e tablets e os cursos oferecidos também!

      Isso foi útil?

    6. E se eu não conseguir a pontuação mínima necessária para ser aprovado no curso, o que devo fazer?

      Caso você não consiga a pontuação mínima necessária para ser aprovado no curso, você será considerado reprovado e poderá realizar o curso novamente, efetuando uma nova matrícula.

      Assim, terá acesso a todo o conteúdo (terá de navegar por todas as páginas outra vez), terá a oportunidade de refazer a avaliação e imprimir o certificado de conclusão (caso seja aprovado).

      Isso foi útil?

    7. Eu não consigo acessar a página dos cursos. Informo o login e a senha e só abre a página principal. Como devo proceder?

      Se ao efetuar o login de acesso à Escola Virtual a página não abrir, por favor, verifique se a sua máquina possui bloqueador de pop-up.

      Caso tenha, inclua os endereços www.ev.org.br e lms.ev.org.br para utilizar este recurso.

      ATENÇÃO: Alguns antivírus também possuem bloqueador de pop-up. Por este motivo, deve ser realizado o mesmo procedimento acima.

      Isso foi útil?

    8. Existe um prazo para conclusão do curso?

      Sim, existe.

      Todos os cursos possuem um prazo para finalização que é de 60 dias, contados a partir da data da matrícula.

      Após digitar o login (CPF ou e-mail cadastrado) e a senha de acesso à Escola Virtual (ou entrar utilizando uma rede social), clique em Área do aluno e, em seguida, em Minhas Matrículas.

      Você pode acompanhar a data de conclusão do curso no campo existente logo abaixo do nome do curso, que informa as datas de início (matrícula) e término.

      Isso foi útil?

    9. Fui reprovado. Posso ter acesso ao conteúdo do curso novamente?

      Sim, pode!

      Basta fechar a matrícula do curso e realizar uma nova, seguindo os procedimentos abaixo:

      Pelo Portal da Escola Virtual

      Basta escolher o curso desejado e clicar no botão Quero me matricular, que sua matrícula é realizada automaticamente.

      Pelo acesso logado

      A outra opção é acessar o ambiente dos cursos informando o login (CPF ou o e-mail cadastrado) e a respectiva senha (ou entrar utilizando uma rede social). Clique em Acessar e, em seguida, em Área do aluno e siga as instruções abaixo:

      • Clique em Aprendizado
      • Desça a tela até o fim e você encontrará os cursos em que pode se matricular. Clique em ver todos, para ter acesso ao catálogo completo.
      • Você pode pesquisar o curso pelas áreas de interesse: Administração, Contabilidade e Finanças, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Educação e Tecnologia.
      • No card do curso, clique em Matricule-se
      • Para ter acesso ao conteúdo, clique em Detalhes e Exibir curso

      Você foi matriculado e poderá iniciar seus estudos imediatamente.

      Isso foi útil?

    10. Iniciei um curso e fui respondendo aos exercícios. Esses exercícios valem como nota?

      Os exercícios propostos no curso são para a prática dos conceitos estudados e puramente para fixação.

      Eles não somam pontos para a nota final do curso. Por este motivo, as respostas não são guardadas.

      A avaliação é realizada somente ao final do curso, após a conclusão de todos os módulos e 100% de navegação em todas as páginas.

      É a nota da avaliação que define se você será aprovado ou não.

      Isso foi útil?

    11. O prazo de realização do curso expirou. O que acontece agora?

      Todos os cursos possuem um prazo para finalização que é de 60 dias, contados a partir da data da matrícula.

      Caso o tempo expire, o sistema, automaticamente, cancelará a sua matrícula e você terá de aguardar, aproximadamente, 15 dias, para que os seus cursos expirados estejam novamente disponíveis para matrícula.

      Isso foi útil?

    12. Onde está o Catálogo de Cursos?

      Há duas formas para visualizar o catálogo de cursos.

      PELO PORTAL DA ESCOLA VIRTUAL

      1 - Acesse a Escola Virtual (www.ev.org.br)
      2 - Clique em Cursos (está localizado logo abaixo da logomarca da Fundação Bradesco | Escola Virtual)
      3 - Basta escolher a área de interesse e o curso desejado

      PARA VISUALIZAR  PELA ÁREA DO ALUNO

      1 - Acesse a Escola Virtual (www.ev.org.br)
      2 - No cabeçalho da página, clique em Acessar
      3 - Informe o login (CPF ou e-mail) e a respectiva senha (também é possível entrar utilizando uma rede social)
      4 - Clique em Acessar.
           Note que o sistema identificou o seu cadastro e apareceu o seu nome no cabeçalho da página: Olá, (Seu Nome)
      5 - Clique em Área do Aluno
      6 - Clique em Aprendizado
      7 - Desça a tela até o fim e clique em Ver Todos (no rodapé da página)
      8 - Você pode pesquisar o curso pelo nome ou pelas áreas de interesse

      Isso foi útil?

    13. Os cursos da Escola Virtual têm tutoria?

      Informamos que os cursos não têm tutoria!

      Na Escola Virtual, o aluno é o principal agente e condutor de seu aprendizado.

      Isso foi útil?

    14. Os cursos são gratuitos?

      Sim. Os cursos oferecidos pela Escola Virtual são totalmente gratuitos!

      Isso foi útil?

    15. Posso colocar os cursos concluídos em meu currículo?

      Sim, você pode colocar os cursos concluídos em seu currículo!

      Você deve citar o nome do curso, seguido da informação: Fundação Bradesco | Escola Virtual.

      Veja um exemplo abaixo:

      . Matemática Financeira com o Uso da HP 12C
        Fundação Bradesco | Escola Virtual

      Isso foi útil?

    16. Posso fazer mais de um curso ao mesmo tempo?

      A Escola Virtual recomenda a realização de um curso por vez, em função do prazo para a conclusão dos cursos (que é de 60 dias), e para uma melhor absorção dos assuntos abordados no decorrer do curso.

      Isso foi útil?

    17. Quais são os cursos que a Escola Virtual oferece?

      A Escola Virtual oferece diversos cursos em diferentes áreas de interesse.

      Na página inicial, basta clicar em Cursos. Depois, é só selecionar a área de interesse e fazer um filtro na especialidade (quando houver) para conhecer todos os cursos que oferecemos.

      Ao clicar no nome do curso, você visualizará uma descrição completa sobre ele.

      Isso foi útil?

    18. Qual a carga horária dos cursos?

      Cada curso possui uma carga horária específica.

      Para conhecê-las, basta clicar em Cursos. Depois, é só selecionar a área de interesse e fazer um filtro na especialidade (quando houver).

      Ao clicar em um dos cursos que oferecemos, você visualizará uma descrição completa sobre ele. Um dos itens dessa descrição é a duração (carga horária).

      Isso foi útil?

    19. Quando começam as aulas?

      A partir do momento em que você realiza a matrícula no curso, já tem acesso a todo o conteúdo e pode iniciar seus estudos imediatamente.

      Para acessar o(s) curso(s) em que você já realizou a matrícula (cursos em andamento), siga as instruções abaixo:

      1 - Acesse a Escola Virtual (www.ev.org.br)
      2 - No cabeçalho da página, clique em Acessar
      3 - Informe o login (CPF ou e-mail) e a respectiva senha (também é possível entrar utilizando uma rede social)
      4 - Clique em Acessar.
           Note que o sistema identificou o seu cadastro e apareceu o seu nome no cabeçalho da página: Olá, (Seu Nome).
      5 - Clique em Área do Aluno
      6 - Clique em Minhas Matrículas
      7 - Clique no nome do curso em que você foi matriculado(a)
      8 - Clique em Exibir curso

      Isso foi útil?

  8. Declarações e Carteirinha de Estudante

    1. A Escola Virtual emite carteirinha de estudante?

      A Escola Virtual não fornece este tipo de documento.

      A carteira de estudante contempla as modalidades de ensino: Educação Infantil, Ensinos Fundamental, Médio e Técnico, Cursos de graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado. Não contempla estudantes matriculados em cursos livres, de pré-vestibulares e cursos de idiomas.

      Os cursos da Escola Virtual são classificados como cursos livres, que integram a Educação Profissional, que é a modalidade de educação não-formal, de duração variável e, por este motivo, não são emitidas carteiras de estudante.

      Isso foi útil?

    2. A Escola Virtual fornece Declaração de Matrícula?

      A Escola Virtual não fornece declarações de matrícula aos alunos, mas tem uma informação disponível em nosso sistema que talvez possa servir como um comprovante.

      1 - Acesse a Escola Virtual (www.ev.org.br)
      2 - No cabeçalho da página, clique em Acessar
      3 - Informe o login (CPF ou e-mail) e a respectiva senha (também é possível entrar utilizando uma rede social)
      4 - Clique em Acessar
      5 - Clique em Área do Aluno
      6 - Clique em Minhas Matrículas
      7 - Será aberta uma tela com todos os cursos em que você está matriculado
      8 - No rodapé desta página, no canto direito, tem uma frase: Exportar para PDF. Clique nela
      9 - Será gerado um arquivo PDF com todas as suas matrículas vigentes
      10 - Nesse arquivo constam: seu nome, o nome dos cursos, o período de realização (todos os nossos cursos têm 60 dias para serem concluídos), o seu último acesso e a situação (em andamento ou não iniciado)
      11 - No rodapé, ainda constam nosso CNPJ, o nome da empresa e nosso endereço físico e virtual

      Este documento é o único comprovante que o sistema emite e talvez ele atenda às suas necessidades.

      Isso foi útil?

  9. Envio de Currículo

    1. Quero encaminhar meu currículo. Como devo proceder?

      Você pode deixar seu currículo para análise no Portal Institucional da Fundação Bradesco, seguindo as instruções abaixo:

      1 - Acesse https://fundacao.bradesco
      2 - Clique em Venha acreditar com a gente! (localizado no canto superior direito da página)
      3 - Clique no botão #VemPraFB
      4 - Siga as orientações disponíveis na página

      Isso foi útil?

  10. Login e Senha de Acesso

    1. Não lembro minha senha. Como devo proceder?

      1 - Acesse a Escola Virtual (www.ev.org.br)
      2 - No cabeçalho da página, clique em Acessar
      3 - Clique em Esqueceu a senha?, localizado abaixo do campo para digitação da senha.
      4 - Em seguida, basta preencher o CPF, a data de nascimento e o meio pelo qual deseja receber a sua chave de acesso à Escola Virtual: e-mail ou SMS.

      Isso foi útil?

  11. Matrícula nos Cursos

    1. Como cancelar a matrícula em um curso?

      Para cancelar sua matrícula, siga as instruções abaixo:

      1 - Acesse a Escola Virtual (www.ev.or.br)
      2 - No cabeçalho da página, clique em Acessar
      3 - Informe o login (CPF ou e-mail) e a respectiva senha (também é possível entrar utilizando uma rede social)
      4 - Clique em Acessar.
           Note que o sistema identificou o seu cadastro e apareceu o seu nome no cabeçalho da página: Olá, (Seu Nome).
      5 - Clique em Área do aluno 
      6 - Clique em Minhas Matrículas
      7 - Clique no nome do curso em que você está matriculado(a) e deseja cancelar
      8 - Clique no botão Cancelar Matrículas
      9 - Selecione o motivo pelo qual deseja cancelar sua matrícula (entre as opções apresentadas)
      10 - Clique no botão Confirmar
      11 - Será aberta uma caixa de diálogo informando que a sua matrícula foi cancelada com sucesso. Clique em Ok
      12 - Sua matrícula foi cancelada

      Isso foi útil?

    2. Como realizar a matrícula em um curso?

      Caso ainda não tenha, é necessário realizar um cadastro em nosso portal, preenchendo um formulário (é simples e rápido)!

      Ao término do cadastro, você já terá seu login e senha de acesso e poderá realizar a matrícula nos cursos disponíveis em nosso catálogo.

      MATRÍCULA NO CURSO PELO PORTAL DA ESCOLA VIRTUAL

      1 - Acesse a Escola Virtual (www.ev.org.br)
      2 - No cabeçalho da página, clique em Acessar
      3 - Informe o login (CPF ou e-mail) e a respectiva senha (também é possível entrar utilizando uma rede social)
      4 - Clique em Acessar
           Note que o sistema identificou o seu cadastro e apareceu o seu nome no cabeçalho da página: Olá, (Seu Nome)
      5 - Nesta mesma página, clique em Cursos (está localizado logo abaixo da logomarca da Fundação Bradesco | Escola Virtual)
      6 - Basta escolher a área de interesse e o curso desejado
      7 - Ao final da página com as informações sobre o curso, clique no botão Quero me matricular, que sua matrícula será realizada automaticamente

      ATENÇÃO: Ao clicar em Quero me matricular, o botão ficará cinza e o sistema poderá demorar alguns segundos para processar a solicitação. Por favor, aguarde!

      8 - Clique em Minhas Matrículas
      9 - Clique no nome do curso em que você foi matriculado(a)
      10 - Clique em Exibir curso
       

      MATRÍCULA NO CURSO PELA ÁREA DO ALUNO

      1 - Acesse a Escola Virtual (www.ev.org.br)
      2 - No cabeçalho da página, clique em Acessar
      3 - Informe o login (CPF ou e-mail) e a respectiva senha (também é possível entrar utilizando uma rede social)
      4 - Clique em Acessar
           Note que o sistema identificou o seu cadastro e apareceu o seu nome no cabeçalho da página: Olá, (Seu Nome)
      5 - Clique em Área do Aluno
      6 - Clique em Aprendizado
      7 - Desça a tela até o fim e você encontrará os cursos em que pode se matricular (o sistema já apresenta algumas opções)
      8 - Clique em Ver Todos (no rodapé da página), para ter acesso ao catálogo completo
      9 - Você pode pesquisar o curso pelo nome ou pelas áreas de interesse: Administração, Contabilidade e Finanças, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Educação e Tecnologia
      10 - No card do curso, clique em Matricule-se
      11 - Para ter acesso ao conteúdo, clique em Exibir Curso

      Pronto! Você já terá acesso ao conteúdo dos cursos.

      Isso foi útil?

  12. Parcerias

    1. A Escola Virtual tem parceria com Faculdades ou Universidades?

      Não. A Escola Virtual não mantém parcerias ou convênios com faculdades ou universidades.

      Isso foi útil?

  13. Trilhas de Conhecimento

    1. Como eu faço para imprimir o certificado da trilha?

      Para imprimir o certificado da Trilha de Conhecimento, siga as instruções abaixo:

      1 - Acesse o site da Escola Virtual (ev.org.br)
      2 - No cabeçalho da página, clique em Acessar
      3 - Informe o login (CPF ou e-mail) e a respectiva senha (também é possível entrar utilizando uma rede social)
      4 - Clique em Acessar
           Note que o sistema identificou o seu cadastro e apareceu o seu nome no cabeçalho da página: Olá, (Seu Nome)
      5 - Clique em Área do Aluno
      6 - Clique em Aprendizado
      7 - Em Trilhas, clique em Ver Todos
      8 - Clique na aba Histórico
      9 - Clique no ícone de um pequeno certificado (localizado ao lado do progresso do curso)
      10 - O certificado será exibido na tela
      11 - Clique no botão Imprimir (localizado na parte superior da tela)
      12 - Nas opções de impressão, ajuste o formato da página para Paisagem
      13 - O certificado será enviado para sua impressora

      Isso foi útil?

    2. Como eu faço para imprimir o conteúdo programático no verso do certificado das Trilhas de Conhecimento?

      Para ter acesso ao arquivo com o conteúdo programático da trilha, siga as instruções abaixo:

      1 - Acesse a Escola Virtual (www.ev.org.br)
      2 - No cabeçalho da página, clique em Acessar
      3 - Realize o seu login informando o seu CPF (ou e-mail) e a senha (também é possível entrar utilizando uma rede social)
      4 - Clique em Acessar
      5 - Clique em Área do Aluno
      6 - Clique em Minhas Matrículas (se a sua matrícula no curso ainda estiver aberta) 
      7 - Clique sobre o nome do curso que deseja obter a informação (um dos cursos que compõem a trilha)
      8 - Clique na aba Download
      9 - Realize o download do arquivo "Trilha de Conhecimento - X" (Descritivo Trilha para o Verso do Certificado)
      10 - Imprima o descritivo do curso no verso do seu certificado.

      ATENÇÃO: Caso você já tenha concluído o curso, no passo 6, basta clicar em Histórico. Em seguida, clique no nome do curso desejado e clique no botão Ir para Matrícula. Daí é só retornar ao passo 8, para visualizar o arquivo do Conteúdo Programático.

      Isso foi útil?

    3. Como funcionam as Trilhas de Conhecimento?

      Ao optar por uma Trilha de Conhecimento, você será matriculado em um determinado conjunto de cursos.

      Nosso sistema identificará se você já realizou algum dos cursos relacionados e mostrará quais formações ainda devem ser realizadas.

      Quando você terminar os cursos (e ao ser aprovado em todos eles), você poderá imprimir o certificado de cada curso individualmente e, também, um certificado da Trilha de Conhecimento como um todo.

      Isso foi útil?

    4. O que são Trilhas de Conhecimento?

      As Trilhas de Conhecimento são agrupamentos de cursos afins que foram definidos para motivar a sua aprendizagem e a aquisição de conhecimentos, por meio da organização de percursos de formação cuidadosamente pensados.

      As Trilhas de Conhecimento ajudam você a conquistar uma formação mais ampla sobre um assunto de seu interesse.

      Para conhecer as trilhas existentes, visite a página https://www.ev.org.br/trilhas-de-conhecimento.

      Isso foi útil?

    5. Os certificados das Trilhas de Conhecimento têm código de autenticidade?

      Informamos que os Certificados de Conclusão das Trilhas de Conhecimento ainda não possuem código de autenticidade.

      Recomendamos que você imprima os certificados de conclusão dos cursos que compõem a trilha separadamente.

      Desta forma, cada certificado possuirá um código de autenticidade, que pode ser verificado no link Validação de Certificado (localizado no rodapé da página inicial da Escola Virtual).

      Isso foi útil?

    6. Quais são as Trilhas de Conhecimento disponíveis?

      Para conhecer todas as trilhas, acesse https://www.ev.org.br/trilhas-de-conhecimento.

      Será aberta uma página com informações sobre as trilhas disponíveis.

      Isso foi útil?

Ainda precisa de ajuda?

Entre em contato para que possamos ajudá-lo!

Fechar Termos e Condições de Uso da Escola Virtual

APRESENTAÇÃO

A FUNDAÇÃO BRADESCO, entidade beneficente de assistência social, inscrita no CNPJ nº 60.701.521/0001-06, com sede no Município de Osasco – SP, visando propiciar um ambiente virtual gratuito de aprendizagem, criou o portal de e-learning dedicado a oferecer cursos livres a distância, via Internet, denominado “ESCOLA VIRTUAL”.

O ambiente, doravante denominado ESCOLA VIRTUAL, está à disposição de todos que queiram obter formação inicial e continuada em Educação a Distância (EAD), por meio do endereço eletrônico www.ev.org.br.

As condições de uso, às quais cada interessado (doravante denominado ALUNO) terá acesso, estão formalizadas neste Instrumento.

1. DO OBJETO

1.1. O presente Termo de Uso tem por objeto estabelecer as condições de uso do portal ESCOLA VIRTUAL, sem prejuízo das demais condições previstas no próprio ambiente virtual e nas páginas/conteúdo do(s) curso(s) escolhido(s) pelo ALUNO, as quais passam a fazer parte integrante deste Instrumento.

2. SOBRE OS CURSOS

2.1. Os cursos da ESCOLA VIRTUAL são considerados cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). São cursos livres e, portanto, não requerem regulamentação específica ou autorização de órgãos de ensino competentes. Caracterizam-se pela modalidade de educação não formal, destinada a proporcionar ao ALUNO conhecimentos para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

2.2. A ESCOLA VIRTUAL oferece diversos cursos em diferentes áreas de interesse, como:

  • Administração
  • Contabilidade e Finanças
  • Desenvolvimento Pessoal e Profissional
  • Educação
  • Tecnologia

3. DA GRATUIDADE

3.1. Os cursos oferecidos pela ESCOLA VIRTUAL são integralmente gratuitos.

4. DAS CONDIÇÕES BÁSICAS PARA ACESSO, CADASTRO E USO

4.1. Para o ALUNO usufruir dos cursos da ESCOLA VIRTUAL é necessário dispor de um computador com conexão à Internet, cujos requisitos mínimos de recursos e configuração exigidos para a visualização das aulas via Internet são os seguintes:

  • Windows 7 (ou superior)
  • Acesso à Internet
  • Uma conta de e-mail válida
  • Bloqueadores de pop-up desabilitados
  • Plugins do Java e Flash Player instalados e atualizados

4.2. Para acesso aos cursos on-line, o ALUNO deverá realizar o cadastro completo no site (www.ev.org.br), informando dados pessoais e/ou outros exigidos pela ESCOLA VIRTUAL. Uma vez respeitadas as condições deste Termo de Uso, o cadastro terá validade por prazo indeterminado.

4.3. Ao término do cadastro, o aluno já terá o seu login e a respectiva senha de acesso (criada no ato do cadastramento), para ter acesso ao ambiente virtual dos Cursos.

4.4. Escolhido o curso desejado, o ALUNO fará a sua matrícula e terá acesso a todo o conteúdo para estudo.

4.5. O login e a senha permitem, ainda, o acesso ao seu cadastro individual, para eventuais atualizações das informações pessoais, como endereço, telefone, entre outras.

4.6. O tempo de duração no curso começa a ser contabilizado após a matrícula efetuada pelo ALUNO, no ambiente virtual de aprendizagem.

4.7. Finalizado o período de acesso determinado para o curso escolhido, que é de 60 (sessenta) dias, ele expirará automaticamente e ficará indisponível por até 15 (quinze) dias, aproximadamente. Após este período, o ALUNO poderá realizar nova matrícula, caso haja interesse em concluir o referido curso.

5. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS

5.1 A utilização dos dados pessoais fornecidos pelo ALUNO à Fundação Bradesco, ou qualquer outra atividade de tratamento de dados pessoais que ocorra em decorrência do acesso e utilização da Plataforma ESCOLA VIRTUAL, será realizada em observância à privacidade e à proteção de dados pessoais, nos termos da legislação em vigor.

5.2 Quais dados coletamos sobre o usuário?

5.2.1 Ao se cadastrar, o Usuário deverá fornecer as seguintes informações: nome, CPF, e-mail, data de nascimento e telefone celular.

5.2.2 A Escola Virtual também poderá coletar informações de navegação do dispositivo do Usuário e dados de comportamento em ambiente virtual, por meio da utilização de ferramentas como os cookies.

5.2.3 Os cookies são pequenos arquivos de informações que podem ser armazenados no dispositivo de acesso do usuário, quando da navegação na plataforma da ESCOLA VIRTUAL. Estes arquivos permitem comparar e compreender como os Usuários navegam através da nossa página web e, assim, melhorar o processo de navegação.

5.2.4 Para saber mais como a Escola Virtual utiliza cookies, acesse nossa Diretiva de Privacidade da Fundação Bradesco.

5.3 Por que tratamos os dados do usuário?

5.3.1 O tratamento de dados pessoais pela Escola Virtual tem diversas finalidades. Apresentamos, abaixo, de forma não exaustiva, as principais hipóteses em que trataremos as informações pessoais do usuário:

  • Para execução dos serviços ofertados a fim de viabilizar o cadastro do usuário, a matrícula no curso de sua preferência, o acesso ao conteúdo dos cursos, aos materiais, e a emissão do certificado de conclusão do curso.
  • Para permitir o acesso e uso de recursos da própria plataforma, garantindo o desempenho dela, os requisitos de segurança e possibilitando uma melhor experiência do Usuário.
  • Para reconhecimento da origem e do último acesso, bem como para acompanhar o acesso e realização dos cursos on-line e a navegação pelo site da ESCOLA VIRTUAL.
  • Para segurança da plataforma e do Usuário, adotando medidas de segurança e prevenção à fraude, se necessário. Para tanto, qualquer área do portal da ESCOLA VIRTUAL, em que há publicação de informações ou comunicação dos Usuários, poderá ser monitorada, como por exemplo, as salas de bate-papo, sessões de videoconferência, fóruns de discussão, sempre em respeito à sua privacidade e à legislação aplicável.
  • Para envio de informações sobre os cursos da plataforma e novos serviços que possa interessar aos Usuários.

5.3.2 Caso seja necessária à coleta de dados pessoais adicionais, tomaremos o devido cuidado de avisar ao usuário sobre tal ação por meio de aviso ou, quando necessário, coletar o seu consentimento.

5.4 Com quem os Dados Pessoais são compartilhados?

5.4.1 Algumas vezes, para a operacionalização dos cursos oferecidos e disponibilizados pela ESCOLA VIRTUAL, será necessário o compartilhamento de Dados Pessoais. Seguem algumas hipóteses, em que o compartilhamento poderá ocorrer:

  • Com empresas parceiras e fornecedores, no desenvolvimento e prestação de serviços voltados aos alunos, como por exemplo a empresa Cisco, parceira da Fundação Bradesco nos cursos semipresenciais preparatórios para provas de certificação;
  • Com autoridades, entidades governamentais ou outros terceiros, para a proteção dos interesses da ESCOLA VIRTUAL e cumprimento de suas obrigações legais.

5.4.2 Em alguns casos, a depender da operação, os Dados Pessoais poderão ainda ser compartilhados com algumas das empresas parceiras da Organização Bradesco, de modo que serão adotadas todas as medidas, a fim de garantir a proteção aos Dados Pessoais.

5.5 Disposições Gerais

5.5.1 Não manteremos os dados pessoais dos usuários por mais tempo do que o necessário para as finalidades declaradas acima, nem utilizaremos os dados dos usuários para outros fins, exceto nas hipóteses previstas na Diretiva de Privacidade da Fundação Bradesco, e/ou nas hipóteses autorizadas por lei.

5.5.2 O Usuário poderá, a qualquer momento, exercer seus direitos com relação ao tratamento dos seus dados pessoais, conforme orientações dispostas na Diretiva de Privacidade da Fundação Bradesco.

5.5.3 Para mais informações sobre a forma pela qual tratamos os dados pessoais dos Usuários, acesse a Diretiva de Privacidade da Fundação Bradesco ou entre em contato com nosso Encarregado de Proteção de Dados

Nome: Sandro Rogério Lopes Cassajuz

[dpo@fundacao.bradesco]

6. DA APROVAÇÃO/REPROVAÇÃO DO ALUNO NOS CURSOS OFERECIDOS

6.1. O ALUNO deverá navegar por todas as telas do curso, realizar os exercícios propostos (quando houver) e realizar a avaliação final.

6.2. Será considerado aprovado, o ALUNO que obtiver aproveitamento igual ou superior a 70% na avaliação final, a ser realizada diretamente no ambiente virtual de aprendizagem, ao final do curso.

6.3 Caso o ALUNO seja reprovado, poderá realizar o curso novamente, efetuando uma nova matrícula.

7. DO CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DE CURSO

7.1. Para o ALUNO aprovado será disponibilizada, automaticamente, a impressão do Certificado de Conclusão no mesmo ambiente virtual de aprendizagem, por meio do botão “Imprimir Certificado”, o qual se torna visível logo após a aprovação.

7.2. A impressão do certificado é de responsabilidade do ALUNO. A ESCOLA VIRTUAL não envia certificados via Correios.

7.3. Os Certificados de Conclusão não têm prazo de validade e estarão sempre disponíveis para impressão no histórico de cursos realizados pelo ALUNO.

7.4. O Certificado de Conclusão possui assinatura digital de um representante da ESCOLA VIRTUAL. Em regra, não se reconhece firma de assinatura digital. A ESCOLA VIRTUAL não se responsabiliza por reconhecimentos de firma de assinaturas.

7.5. Os certificados emitidos pela ESCOLA VIRTUAL possuem código de autenticidade. Trata-se de código alfanumérico, único e exclusivo, composto por 32 caracteres. Cada certificado emitido possui um código de autenticidade próprio. Na posse deste código, qualquer pessoa ou instituição poderá verificar sua autenticidade.

7.6. Na página inicial da ESCOLA VIRTUAL há uma área denominada “Validação de Certificado”. Basta informar o código impresso no certificado para verificar sua autenticidade.

8. DA INSCRIÇÃO PARA OS CURSOS SEMIPRESENCIAIS DA CISCO

8.1. No rodapé do portal da ESCOLA VIRTUAL há um link denominado “Cursos Preparatórios para a Certificação Cisco”. Neste local, há todas as informações sobre os cursos disponíveis (que são semipresenciais) e a possibilidade de realizar a respectiva inscrição. Por ser semipresencial, o curso requer um processo seletivo que conta com outras etapas.

8.2. Após selecionar o curso desejado, a unidade escolar mais próxima de sua residência (para frequentar as aulas semanais) e o período desejado, o ALUNO deverá aguardar a convocação para matrícula, que poderá ser feita por e-mail ou telefone.

8.3. Para se candidatar a uma vaga nos cursos da Cisco é igualmente obrigatório dispor de login e senha de acesso à ESCOLA VIRTUAL.

9. DA CONFIDENCIALIDADE

9.1. O login e a senha são de uso pessoal e intransferível, sendo vedada a cessão a terceiros, a qualquer título.

9.2. O ALUNO declara estar ciente de que é proibido ceder a terceiros o seu login e senha de acesso. Ocorrendo a hipótese, deverá o ALUNO adotar todas as medidas necessárias para IMPEDIR sua utilização por esses terceiros, sendo, ainda, responsável por quaisquer eventuais encargos decorrentes dessa utilização indevida. Caso a ESCOLA VIRTUAL tome conhecimento do uso do acesso do ALUNO por terceiro, adotará as providências necessárias para bloqueio do acesso ao ambiente virtual de aprendizagem.

10. DAS DECLARAÇÕES E RESPONSABILIDADES

10.1. O ALUNO concorda e declara-se ciente de que a efetivação do cadastro significará integral concordância com os termos e condições deste Instrumento e aos requisitos mínimos de configuração do computador, exigidos para visualização das aulas.

10.2. O ALUNO declara estar ciente de que é proibido veicular mensagens que possam vir a ser consideradas ofensivas, subversivas ou que firam princípios éticos.

10.3. O ALUNO é responsável civil e criminalmente pela veracidade dos dados, declarações, informações e documentos que fornece e pelas consequências que deles advierem.

11. DA SEGURANÇA

11.1. É proibido tentar burlar o sistema de segurança de informação.

11.2. A ESCOLA VIRTUAL, a qualquer momento e sem prévio aviso, reserva-se no direito de bloquear o acesso do ALUNO em caso de violação de qualquer das disposições deste Termo de Uso.

12. DA PROPRIEDADE

12.1. A FUNDAÇÃO BRADESCO poderá alterar, incluir e excluir cursos e cargas horárias disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem, a partir de seu interesse e premissas pedagógicas e sem aviso prévio.

12.2. As marcas, logos e logomarcas registradas da Organização Bradesco e/ou de seus parceiros, disponíveis no portal da ESCOLA VIRTUAL, só podem ser usadas publicamente com autorização do respectivo proprietário.

12.3. O conteúdo da ESCOLA VIRTUAL é protegido por Copyrights nacionais e por leis internacionais de Copyright, sendo vedado copiar, reproduzir, modificar, publicar, transmitir, postar ou distribuir, por qualquer meio ou método, sem a autorização prévia e por escrito da FUNDACÃO BRADESCO. Eventuais permissões nesse sentido constarão da respectiva página.

12.4. A FUNDAÇÃO BRADESCO e seus parceiros não dão nenhum direito implícito ou explícito sobre nenhuma patente, Copyright, marca registrada ou informação de segredo comercial.

12.5. Não é permitido:

  • modificar os materiais ou usá-los comercialmente ou de qualquer forma, em exibições públicas, apresentações, venda ou aluguel;
  • descompilar, fazer engenharia reversa ou desmontar o software;
  • remover qualquer informação sobre Copyright ou exclusividade dos materiais;
  • transferir os materiais para terceiros;
  • fornecer sua senha a terceiros;
  • fazer cópias não autorizadas dos materiais.

12.6. O ALUNO que praticar qualquer ato acima mencionado estará sujeito às penalidades previstas nas Leis 9.609 e 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 e a Lei 12.965, de 23 de abril de 2014, esta última conhecida como o Marco Civil da Internet, que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil.

13. ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

13.1. Os cursos são auto instrucionais, não possuem tutoria e são oferecidos "no estado em que se encontram", sem qualquer garantia expressa ou implícita de qualquer espécie, inclusive em relação à adequação ao assunto principal.

13.2. Em nenhuma hipótese, a FUNDAÇÃO BRADESCO e/ou seus parceiros poderão ser responsabilizados por quaisquer faltas de informações que resultem do uso ou da incapacidade de usar as informações contidas no portal da ESCOLA VIRTUAL, mesmo que a FUNDAÇÃO BRADESCO tenha sido informada dessa possibilidade.

13.3. A FUNDAÇÃO BRADESCO se reserva ao direito de excluir ou alterar qualquer link ou programa vinculado à ESCOLA VIRTUAL, a qualquer momento.

13.4. A FUNDAÇÃO BRADESCO não se responsabiliza por empresas ou produtos dos links e se reserva no direito de indicar este fato nas suas páginas web. Caso o ALUNO decida acessar quaisquer desses links, assumirá a responsabilidade decorrente.

14. FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO

14.1. Qualquer material, informação ou outras comunicações transmitidas ou publicadas na ESCOLA VIRTUAL, pelos participantes dos cursos, serão consideradas não confidenciais, assim como não se discutirão direitos de propriedade, ficando desde logo autorizado o uso para fins institucionais ou de divulgação, pela FUNDAÇÃO BRADESCO.

14.2. É expressamente proibido publicar ou transmitir, para o portal da ESCOLA VIRTUAL, qualquer material ameaçador, difamador, obsceno, pornográfico, racista, de caráter preconceituoso ou qualquer outro que viole qualquer norma legal.

14.3. A FUNDAÇÃO BRADESCO não é obrigada, mas poderá, se assim desejar, monitorar ou analisar qualquer área do portal da ESCOLA VIRTUAL em que os ALUNOS transmitem, publicam informações ou simplesmente se comunicam entre si, incluindo, mas não se limitando, a salas de bate-papo, sessões de videoconferência, fóruns de discussão e o conteúdo de quaisquer dessas comunicações. Para mais informações, consulte o Aviso de Privacidade da Escola Virtual.

14.4. A FUNDAÇÃO BRADESCO e seus designados se reservam ao direito de copiar, divulgar, distribuir, incorporar e usar dessas informações e todos os dados, imagens, sons, textos e outros itens contidos nessas áreas para qualquer fim institucional ou de divulgação, respeitada a legislação aplicável.

14.5. Considerando que o espaço é livre para publicações de interesse dos participantes dos cursos, a FUNDAÇÃO BRADESCO não será legalmente responsável pelo conteúdo de qualquer dessas comunicações.

14.6. A FUNDAÇÃO BRADESCO, por meio da ESCOLA VIRTUAL, poderá enviar e-mail de divulgação dos cursos de seu portal, aos alunos inscritos no site.

15. LEGISLAÇÃO APLICÁVEL E ALTERAÇÕES

15.1. Este documento foi elaborado com base na Lei Federal nº 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados.

15.2. A Fundação Bradesco reserva o direito, a seu exclusivo critério, de modificar, alterar, acrescentar ou remover partes deste documento, a qualquer momento.

16. DISPOSIÇÕES FINAIS

16.1. O ALUNO declara ter lido previamente este Termo de Uso, concordando com todos os seus termos e condições.

16.2. A FUNDAÇÃO BRADESCO poderá modificar/atualizar o conteúdo deste Termo de Uso a qualquer tempo, sem prévio aviso.

16.3. Eventuais questões oriundas deste Termo de Uso, serão tratadas no Fórum da Comarca de Osasco, Estado de São Paulo.

16.4. Este Termo e Condições de Uso foi alterado pela última vez e publicado em 24 de julho de 2020.

Fechar Política de Uso de Dados

A Escola Virtual compreende a importância de proteger as informações de seus usuários.

As informações coletadas neste formulário serão utilizadas apenas para efetivação do cadastro do aluno na Escola Virtual.

Eventualmente, essas informações podem ser compartilhadas com parceiros homologados pela Escola Virtual apenas para fins de oferta de cursos.