Este site é protegido pelo reCAPTCHA e se aplicam a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Google.

Cadastrar
Acesso

Chatbot

2

Trilha de Conhecimento

Fundamentos do Desenvolvimento de Sistemas

Duração 45h

Cursos 4

Em Informática, desenvolver sistemas requer muito mais do que conhecer as estruturas, os comandos e as sintaxes de uma determinada linguagem de programação. Antes de escrever a primeira linha de um código é preciso refletir sobre as instruções lógicas que serão aplicadas e, também, construir e testar algoritmos. Tudo para se certificar que a solução que será codificada irá automatizar e resolver, efetivamente, o processo para a qual foi criada.

Esta Trilha de Conhecimento foi construída para possibilitar a aquisição dos conhecimentos básicos necessários para começar a desenvolver sistemas de informática.

Por meio dos cursos indicados, será possível aprender conceitos importantes, como lógica de programação, algoritmos, programação orientada a objetos (POO), linguagem de modelagem unificada (UML) e a importância da ética no desenvolvimento de sistemas.

Quero me matricular

    Fundamentos de Lógica de Programação

    A função principal de um computador é a execução confiável e rápida de tarefas, facilitando o trabalho do usuário. Fisicamente, no entanto, ele não é mais do que um conjunto de componentes elétricos e mecânicos capaz de processar instruções lógicas corretamente encadeadas. Este curso aborda o conceito de lógica, lógica de programação e o pensamento dedutivo e matemático que embasa a construção de instruções lógicas corretas. Para isso, são apresentados os fundamentos básicos da lógica da programação e as principais técnicas para o desenvolvimento de algoritmos: descrição narrativa, fluxograma e pseudocódigo.

    Duração 15h

    Nível Iniciante

    Favoritar
    Fundamentos de Lógica de Programação

    Introdução à Programação Orientada a Objetos (POO)

    A Programação Orientada a Objetos (POO) é um padrão de desenvolvimento de softwares largamente utilizado em muitas linguagens de programação atuais, como Java, C#, PHP, Python, C++, entre outras. Nesse processo de programação, são criadas coleções de objetos com estrutura e comportamentos próprios. Tais objetos interagem entre si e executam as ações solicitadas. O objetivo da POOé, portanto, aproximar o mundo real do mundo virtual e promover, também, a unificação de dados e processos e o agrupamento e reutilização de códigos. Neste curso são apresentados os fundamentos deste importante e amplamente utilizado paradigma de programação, por meio de explicações introdutórias e didáticas, exemplos práticos e situações de vida real.

    Duração 10h

    Nível Intermediário

    Favoritar
    Introdução à Programação Orientada a Objetos (POO)

    Linguagem de Modelagem Unificada (UML)

    A Linguagem de Modelagem Unificada, Unified Modeling Language (UML) em inglês, é uma linguagem de modelagem não proprietária de terceira geração, largamente utilizada, atualmente, na especificação e na documentação de projetos e soluções. Por conta de sua praticidade, a UML é muito usada para criar sistemas de softwares. Isso ocorre porque ela possibilita modelar sistemas por meio dos conceitos da Programação Orientada a Objetos (POO). Na prática, a UML permite que desenvolvedores visualizem o produto criado em diagramas padronizados. Ao fazer isso, ela auxilia a visualização do desenho e a comunicação entre objetos. Entender a UML é, portanto, aprender a modelar sob a ótica da programação orientada a objetos. Neste curso introdutório, você aprenderá a história, os objetivos, os usos e as notações da UML por meio de exemplos práticos e de recursos interativos diversificados. Ao final, terá dado passos importantes rumo à utilização da UML na documentação oficial de um projeto de desenvolvimento de sistemas.

    Duração 12h

    Nível Iniciante

    Favoritar
    Linguagem de Modelagem Unificada (UML)

    Ética no Desenvolvimento de Sistemas

    O trabalho na área de Desenvolvimento de Sistemas requer especial atenção no que diz respeito à propriedade intelectual e à proteção de direitos autorais. Nesse contexto, este curso foi elaborado com o objetivo de problematizar conceitos, como moral, valores e ética, de forma a ressaltar a importância da ética profissional, cujo objetivo é orientar a conduta dos profissionais durante a execução de seus trabalhos em prol do bom funcionamento das organizações e do cumprimento de leis nacionais e internacionais.

    Duração 8h

    Nível Iniciante

    Favoritar
    Ética no Desenvolvimento de Sistemas

Pré-requisitos

Não há pré-requisitos.

Prazo

Você terá 60 dias para concluir cada curso