Este site é protegido pelo reCAPTCHA e se aplicam a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Google.

Cadastrar
Acesso

Chatbot

2

Tecnologia

Introdução à Programação Orientada a Objetos (POO)

Duração 10h

Nível Intermediário

A Programação Orientada a Objetos (POO) é um padrão de desenvolvimento de softwares largamente utilizado em muitas linguagens de programação atuais, como Java, C#, PHP, Python, C++, entre outras.

Nesse processo de programação, são criadas coleções de objetos com estrutura e comportamentos próprios. Tais objetos interagem entre si e executam as ações solicitadas.

O objetivo da POO é, portanto, aproximar o mundo real do mundo virtual e promover, também, a unificação de dados e processos e o agrupamento e reutilização de códigos.

Neste curso são apresentados os fundamentos deste importante e amplamente utilizado paradigma de programação, por meio de explicações introdutórias e didáticas, exemplos práticos e situações de vida real.

Quero me matricular

Este curso também faz parte das Trilhas de Conhecimento.

  • Fundamentos do Desenvolvimento de Sistemas

  • Capítulo 1 – Programação Orientada a Objetos
    • Tópico 1: Objetos, atributos, métodos e classes
      • Histórico
      • Principais Conceitos
    • Tópico 2: Eventos e Mensagens
      • Eventos
      • Mensagens
  • Capítulo 2 – Princípios Básicos da Orientação a Objetos
    • Tópico 1: Abstração, encapsulamento e modularização
      • Abstração
      • Encapsulamento
      • Modularização
    • Tópico 2: Polimorfismo, herança, generalização e especialização
      • Polimorfismo
      • Herança
      • Generalização
      • Especialização
  • Capítulo 3 – Relacionamento entre Classes
    • Tópico 1: Associação, agregação e multiplicidade
      • Associação
      • Agregação
      • Multiplicidade
    • Tópico 2: Vantagens da Programação Orientada a Objetos
      • Vantagens da POO
      • Dicas para a modelagem de um sistema orientado a objetos

Pré-requisitos

Recomendamos a realização prévia do curso Fundamentos de Lógica de Programação.

Idade mínima

16

Prazo

Você terá 60 dias para concluir este curso.