Este site é protegido pelo reCAPTCHA e se aplicam a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Google.

Cadastrar
Acesso

Chatbot

2

Educação

Design Thinking para Educadores

Duração 20h

Nível Iniciante

O objetivo deste curso é apresentar aos educadores a abordagem do design thinking, considerando seu contexto e relevância e as possibilidades de uso na educação.

O conteúdo está organizado em quatro módulos, contendo vídeos, ilustrações, infográficos e exemplos práticos.

Inicialmente, o conteúdo traz uma abordagem sobre a importância da educação como um direito; o conceito e a origem do termo design thinking e as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que podem ser desenvolvidas com o uso da abordagem do design thinking na educação.

Na fase da Descoberta e Interpretação são abordadas a importância da definição de um desafio para o processo de design thinking, o uso do Mapa da Empatia e de recursos visuais gráficos para destacar as informações relevantes que apareceram no decorrer do trabalho.

Durante a fase de Ideação e Experimentação o foco está na importância da colaboração, cocriação e do feedback no processo de design thinking. Também é o momento de estudar as possibilidades de protótipos, o que torna esta fase bem lúdica!

No módulo final, são apresentadas algumas experiências educacionais com o uso do design thinking pelo Brasil e, também, um passo a passo bem resumido para quem deseja realizar um processo de design thinking em sala de aula.

  • Módulo 1 - Contexto e relevância
  • Módulo 2 - Descoberta e interpretação
  • Módulo 3 - Ideação e experimentação
  • Módulo 4 - Experiências e passo a passo

Pré-requisitos

Não há pré-requisitos para a realização deste curso.

Idade mínima

18

Atenção

Este curso foi desenvolvido em parceria com o Educadigital, que é uma organização da sociedade civil, referência mundial no desenvolvimento de ações e projetos de educação aberta na cultura digital.

Prazo

Você terá 60 dias para concluir este curso.