Fundação Bradesco Escola Virtual

Fundamentos de ITIL

16h

Resumo do curso

No Século 21, a Tecnologia da Informação (TI) deixou de ser considerada apenas como uma área técnica e foi incorporada por muitas empresas como ferramenta estratégica do negócio.

Esse cenário fez surgir diversos frameworks (modelos) de processos e melhores práticas, entre os quais se destaca o Information Technology Infrastructure Library (ITIL), criado para o governo britânico como uma estrutura independente que tem como objetivo ajustar pessoas, processos e a própria tecnologia para aumentar a eficiência da gestão dos serviços de TI.

Dividido em cinco capítulos, este curso apresenta os conceitos básicos da gestão de serviços da TI e os principais processos descritos na biblioteca ITIL, estrutura de gerenciamento de serviços de TI mais adotada mundialmente na atualidade.

Estrutura

Capítulo 1 – Estratégia do Serviço de TI

  • Biblioteca de Infraestrutura de TI - ITIL
  • Planejamento Estratégico do Serviço

Capítulo 2 – Desenho do Serviço de TI

  • Integração das Necessidades do Negócio
  • Desenho do Serviço

Capítulo 3 – Transição de Serviço de TI

  • Alinhamento entre Desenho e Operação
  • Processos na Transição e Gerenciamentos

Capítulo 4 – Operação de Serviço de TI

  • Entrega e Controle da Operação
  • Central de Serviços
  • Gerenciamento de Problema

Capítulo 5 – Melhoria contínua do Serviço de TI

  • Melhoria contínua do Serviço de TI
  • Ciclo PDCA
  • Sete passos do processo de melhoria

Pré-requisitos

Não há pré-requisitos para a realização deste curso.

Idade mínima indicada: 16 anos.

Quero me matricular Você terá 30 dias para concluir este curso

Este curso também faz parte dos Roteiros de Estudo

Governança de TI: Conceitos Básicos

44h