Fundação Bradesco Escola Virtual

Introdução à Programação Orientada a Objetos (POO)

10h

Resumo do curso

A Programação Orientada a Objetos (POO) é um padrão de desenvolvimento de softwares largamente utilizado em muitas linguagens de programação atuais, como Java, C#, PHP, Python, C++, entre outras.

Nesse processo de programação, são criadas coleções de objetos com estrutura e comportamentos próprios. Tais objetos interagem entre si e executam as ações solicitadas.

O objetivo da POO é, portanto, aproximar o mundo real do mundo virtual e promover, também, a unificação de dados e processos e o agrupamento e reutilização de códigos.

Neste curso são apresentados os fundamentos deste importante e amplamente utilizado paradigma de programação, por meio de explicações introdutórias e didáticas, exemplos práticos e situações de vida real.

Estrutura

Capítulo 1 – Programação Orientada a Objetos

Tópico 1: Objetos, atributos, métodos e classes

  • Histórico
  • Principais Conceitos

Tópico 2: Eventos e Mensagens

  • Eventos
  • Mensagens

Capítulo 2 – Princípios Básicos da Orientação a Objetos

Tópico 1: Abstração, encapsulamento e modularização

  • Abstração
  • Encapsulamento
  • Modularização

Tópico 2: Polimorfismo, herança, generalização e especialização

  • Polimorfismo
  • Herança
  • Generalização
  • Especialização

Capítulo 3 – Relacionamento entre Classes

Tópico 1: Associação, agregação e multiplicidade

  • Associação
  • Agregação
  • Multiplicidade

Tópico 2: Vantagens da Programação Orientada a Objetos

  • Vantagens da POO
  • Dicas para a modelagem de um sistema orientado a objetos

Pré-requisitos

Recomendamos a realização prévia do curso Fundamentos de Lógica de Programação.

Idade mínima indicada: 16 anos.

Quero me matricular Você terá 30 dias para concluir este curso

Este curso também faz parte dos Roteiros de Estudo

Fundamentos do Desenvolvimento de Sistemas

45h